Como escolher um purificador de água para casa ou escritório?

Hidratar-se é um dos maiores cuidados que precisamos ter com o nosso corpo, não apenas porque o organismo humano é composto por mais de 50% de água, mas também porque a qualidade da água consumida tem grande impacto na saúde – de acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% de todas as doenças do mundo têm relação com o consumo de água imprópria.

Ainda que existam sistemas públicos de saneamento básico e de tratamento de água, a verdade é que precisamos fazer a manutenção de caixas d’água, encanamentos e cisternas de tempos em tempos.

Outra medida importante e que melhora muito a qualidade da água consumida, deixando-a livre de resíduos e impurezas, é o uso de purificadores, que fornecem uma opção ainda mais avançada de tratamento. 

Bebedouro ou purificador?

Se você está em dúvida entre as diferenças sobre esses dois aparelhos, basicamente a resposta está no sistema de filtragem.

Os bebedouros são os aparelhos que filtram a água vendida em galões grandes e podem ser refrigerados ou eletrônicos, ideais para ter em casa ou em pequenos escritórios. Apesar de serem práticos e acessíveis, não são aconselháveis quando há grande fluxo de pessoas, por conta da grande necessidade de reposição dos galões. Se 10 pessoas utilizam o mesmo bebedouro, o consumo médio é de 1 galão a cada 2 dias. Além disso, é necessário atentar-se à higienização constante da cuba (local onde a água fica armazenada antes de ser servida) para que não haja risco de contaminação. 

Se você está em busca de um aparelho que atende a quase todas as necessidades da sua casa ou escritório, os purificadores são as melhores escolhas, pois possuem boa vazão de água, além de filtrar e eliminar outras impurezas, como cloro e bactérias. É claro que esse tipo de produto também exige higienização e troca de refis periódicas, mas nesse caso, o custo-benefício é bem mais atrativo. Lembre-se de seguir as orientações do fabricante para realizar as trocas dos filtros. 

Mas como escolher o purificador ideal para a sua casa ou seu escritório?

Antes de adquirir o seu purificador, é preciso conhecer não apenas os modelos disponíveis no mercado, mas também as recomendações do INMETRO, órgão que fiscaliza produtos e marcas para garantir que não haja perigo em termos de segurança e também para verificar se o purificador tem a qualidade necessária para funcionar adequadamente. Buscar um modelo com selo de aprovação Inmetro é, então, o primeiro passo.

O consumidor também deve avaliar outros critérios de qualidade e confiabilidade na hora da compra. Depois de verificar a presença do selo INMETRO, é recomendado que você também procure outras informações sobre o purificador escolhido:

  1. Como é a certificação total do purificador;
  2. Como funciona a troca de refil e quanto tempo pode ser utilizado sem diminuir a qualidade da água;
  3. Como o purificador trabalha para reter partículas e qual é a sua potência nesse sentido;
  4. Como funciona a diminuição nos níveis de cloro;
  5. Qual é a eficiência bacteriológica do produto;
  6. Qual é a capacidade de resfriamento por hora;
  7. Qual é a relação custo-benefício do purificador escolhido.

Só para você ter uma ideia, quando falamos em retenção de partículas, os produtos são categorizados de A a F, sendo que A é a melhor classificação, por isso é importante estar atento a essa informação.

A escolha da marca

Assim como acontece com diversos outros produtos, nem sempre a marca mais famosa é a melhor, então o ideal é pesquisar o histórico da marca de purificadores, bem como a sua relação com o consumidor em casos de trocas, dúvidas frequentes, assistência técnica, garantia e atendimento de uma forma geral.

Nesse sentido, pesquise também os serviços disponibilizados na região onde você mora, como a assistência técnica e a oferta de peças para troca e de refis. É por isso que a escolha de um purificador produzido no Brasil é uma boa pedida, já que você terá mais facilidade para entrar em contato com a central de atendimento e não precisará importar peças caso seja necessário – não há problema em importar peças, mas isso leva mais tempo.

A escolha do purificador

A decisão sobre qual purificador comprar deve levar em conta alguns fatores simples em relação ao local onde o aparelho será instalado. Se você gosta de beber água gelada, o ideal é optar por um purificador com sistema de refrigeração, por exemplo.

Também é preciso levar em conta o local onde o aparelho será instalado:

  1. Quem tem pouco espaço, pode optar por um purificador instalado diretamente na torneira ou na parede, logo acima da pia;
  2. Se você tem bancadas e mais espaço disponível, um purificador de mesa é bastante adequado;
  3. Não se esqueça de conferir a voltagem do purificador para comprar um que esteja dentro dos padrões de instalação elétrica da sua casa ou escritório: alguns são bivolt, mas normalmente você precisa escolher entre 110v ou 220v.
  4. Quanto ao sistema de refrigeração, o cliente tem duas opções: compressor ou eletrônico. Enquanto o eletrônico é indicado para uso residencial, o compressor é mais indicado para locais com maior fluxo de pessoas, como é o caso de ambientes corporativos, por exemplo.
  5. Em relação à troca de refil, vale buscar um modelo que tenha um sistema de troca fácil e mais intuitivo. Alguns inclusive contam com display de LED que notifica quando há a necessidade de troca;
  6. Para a instalação, muitos modelos contam com instruções e você mesmo pode instalar com o auxílio de uma furadeira. Se quiser, é claro, sempre é possível contratar um técnico;

Com essas dicas em mãos, ficou fácil escolher qual é o melhor purificador de água para sua casa ou escritório, não é mesmo? A Contabilista tem diversos modelos de purificadores de água! Confira aqui e garanta a sua melhor escolha!