Como escolher móveis para escritórios compartilhados?

Os escritórios compartilhados – também conhecidos como coworking – estão na moda. Nas grandes cidades, é cada vez maior o número de profissionais liberais e até mesmo empresas que decidem compartilhar o seu escritório com outras pessoas visando reduzir custos. Porém, para quem monta um negócio como esse, surge a dúvida: como escolher móveis para escritórios compartilhados?

Nessas ocasiões, o seu gosto pessoal se torna menos importante. Obviamente, o lugar pode ter um pouco da sua personalidade, mas é preciso levar em consideração que muitas outras pessoas, talvez até mesmo com preferências completamente distintas das suas, poderão usar o mesmo espaço. Nesse artigo, listamos algumas dicas para nortear você na hora de escolher os móveis do seu novo escritório compartilhado.

Prefira estações de trabalho

Quem procura um escritório compartilhado tem como objetivo dividir o seu espaço com outras pessoas. Sendo assim, móveis mais individualistas podem não ser a melhor das opções, além de ocuparem mais espaço e se destinarem a um menor número de pessoas. Nesse caso, as estações de trabalho podem ser a melhor pedida.

Elas tornam mais fácil a disposição de cabos de rede ou de tomadas e permite que equipes inteiras trabalhem próximas. Se você está pensando em trazer startups para o seu escritório compartilhado, essa é a melhor aposta. Com um ambiente mais aberto e organizado, aumentam a sensação de amplitude do local.

Aposte em cores mais claras e tons neutros

Você pode pensar em um escritório roxo ou em tons de vermelho? Pode. Porém, a chance de você desagradar muitas pessoas é maior do que a de agradar a maioria. Assim, nesse caso, o melhor é não fugir muito do tradicional e apostar em tons mais claros e cores neutras. Isso vale tanto para a pintura quanto para o mobiliário.

Cores como bege ou branco, por exemplo, dão uma sensação de mais leveza ao ambiente, fazendo com que ele pareça ser maior. Para as mesas, a cor mogno também é sempre uma das mais indicadas, pois combinam com qualquer ambiente – além de transparecerem seriedade e profissionalismo.

Prefira a criação de vários ambientes do que um só

Outra boa maneira de agradar o seu público em um escritório compartilhado é oferecendo mais de um ambiente. Embora não exista problema algum em criar um padrão em toda a sua decoração, se você tiver espaço para oferecer mais de um ambiente, com características distintas, isso pode se transformar em um grande diferencial.

Assim, imagine o local tendo um ambiente mais sério, outro mais descolado, um terceiro voltado para a natureza e assim por diante. Quanto maior for a variedade, nesse caso, maiores serão as chances de que os seus clientes encontrem um cantinho que seja do interesse deles.

Mantenha o foco na organização

As estações de trabalho fazem com que as pessoas não tenham espaço logo ao lado da mesa para guardarem as suas coisas. Se você está pensando em atrair empresas inteiras, apostar na organização é essencial. Assim, armários e gaveteiros com chave devem estar entre os móveis oferecidos.

Uma boa dica é adquirir uma certa variedade de móveis nesse sentido, desde os gaveteiros mais simples até aqueles que atendam as necessidades das empresas maiores, como armários e arquivos. Não se esqueça de identificar cada uma das peças para que não haja confusão.

Não economize nas cadeiras

Muitas vezes, uma das razões pela qual as pessoas procuram escritórios compartilhados é que neles elas são capazes de encontrar uma infraestrutura muito melhor do que a que teriam em um home office. Um dos pontos importantes com relação a isso, além de boas mesas são as cadeiras.

Elas devem ser confortáveis e ter múltiplas opções de ajustes, uma vez que você vai receber dezenas de pessoas diferentes. Não economize nesse item. Muitas vezes, boas cadeiras são as principais responsáveis pela boa percepção que as pessoas têm sobre o ambiente. Por isso, coloque sempre o conforto e a flexibilidade em primeiro lugar.