Como criar apresentações corporativas atrativas

Não basta ter um bom produto, é preciso saber como contar ao seu público quais são os pontos positivos e os diferenciais que ele tem. Para aqueles que trabalham com vendas diretas, saber como criar apresentações corporativas impactantes é essencial.

Uma apresentação caprichada pode fazer a diferença na hora do seu cliente tomar a decisão. Aquela que for visualmente mais atrativa, certamente ganha mais pontos e se torna capaz de reter a atenção dos espectadores. Se você está em busca de melhorar as suas apresentações corporativas, então é hora de conhecer algumas dicas e ferramentas para tornar as suas mais incríveis.

1. Use menos textos e mais imagens

Evite encher os slides apenas com textos. Além de tornar a leitura mais difícil, especialmente à distância, essa não é a melhor forma de atrair a atenção do público. Use muitas imagens e recursos audiovisuais, eles enriquecem a apresentação. No que diz respeito aos textos, prefira tópicos curtos, objetivos e instigantes.

Sempre tente se colocar no ponto de vista da plateia. Quando há texto demais, as pessoas simplesmente leem o que está escrito e a sua presença se torna desnecessária – tornando a apresentação chata. Por outro lado, quando há apenas tópicos e imagens, o público tende a se interessar mais, pois espera que você detalhe as informações que estão dispostas na tela.

2. Escolha fontes que facilitem a leitura

Pode até ser que a sua fonte preferida seja a Monotype Corsiva ou alguma outra que denote um estilo mais clássico ou futurista. Entretanto, a escolha da fonte não deve levar em conta apenas o seu gosto pessoal, mas sim a facilidade de leitura. Há muitas fontes legais que são ótimas para serem usadas em sites, por exemplo, mas que para apresentações não ficam boas.

Tenha em mente que as pessoas lerão um texto em tamanho reduzido, a uma longa distância. Portanto, se elas não precisarem forçar as vistas para compreender o que está escrito, as chances de que elas se interessem pelo que está sendo exibido aumentam. Se for escolher fontes diferentes das tradicionais, faça um teste com os seus amigos, pedindo para que eles tentem ler o conteúdo de longe.

3. Use ferramentas poderosas para criar apresentações

Não é apenas o Power Point a única opção em termos de ferramentas que você tem para criar as suas apresentações. Existe um grande número de serviços, muitos deles online e gratuitos, que podem oferecer recursos diferenciados, fugindo do padrão tradicional. Se você busca uma ferramenta com mais opções de movimento e imersão, vale conhecer a plataforma Prezi.

Já o Canva tem foco na simplicidade e na facilidade em se criar apresentações muito elaboradas mesmo que você não tenha muito conhecimento nesse tipo de ferramenta. O Haiku Deck é uma alternativa de emergência, pois permite que você crie apresentações diretamente no smartphone ou no tablet. Por fim, vale a pena citar o Google Slides, o concorrente direto do Power Point. Além de ser gratuito, ele conta com ótimos recursos de compartilhamento, permitindo que várias pessoas criem uma apresentação online em tempo real.

4. Cuidado com a combinação de cores

Algumas pessoas gostam de colorir a apresentação, usando múltiplas cores ao longo dos slides. Não há problema algum nisso, desde que a combinação de cores sempre priorize a legibilidade das informações. Usar textos na cor amarela sobre um fundo branco, por exemplo, é um erro que muitas pessoas insistem em cometer e que você deve evitar: prejudica a leitura.

Sobrepor cores que tenham pouco contraste tende a deixar o leitor exausto mais rápido, pois ele precisa fazer um esforço para compreender cada slide. Busque combinações de cores que sigam os mesmos tons utilizados pela sua empresa. Evite usar as cores dos concorrentes. Você pode pedir auxílio ao seu departamento de marketing para criar templates de slides que estejam de acordo com a identidade visual da sua empresa.

5. Esteja preparado: estude e pratique o que vai dizer

É preciso encarar uma apresentação corporativa como se ela fosse uma prova dos tempos da faculdade. De nada adianta ter uma apresentação caprichada se na hora de falar sobre ela você divaga, gagueja ou não demonstra segurança e conhecimento no assunto. Acredite: é muito comum que as pessoas façam apresentações sem ter estudado o material antes.

Diante de uma apresentação de slides, você precisa fazer a diferença. Em outras palavras, isso significa que o seu conhecimento deve ir muito além daquilo que está sendo apresentado. Caso contrário, o espectador tende a perder a confiança naquilo que você está dizendo. Esteja preparado para receber perguntas e crie um FAQ com as dúvidas mais frequentes que você ouvir. Se for necessário, modifique os seus slides entre uma apresentação e outra.