5 dicas de apps para aumentar a produtividade no escritório

Os smartphones são parte essencial da nossa vida e não dá para ignorar a importância deles mesmo no ambiente de trabalho. Os celulares não são apenas uma ferramenta de comunicação, eles podem contribuir para melhorar o desempenho da sua equipe. Apps para aumentar a produtividade no escritório existem aos montes, mas escolher quais são os melhores é que faz toda a diferença.

Nesse artigo, selecionamos cinco aplicativos disponíveis para celular que podem ajudá-lo a controlar melhor a sua equipe e proporcionar aos seus colaboradores ganho de tempo na hora de executar certas tarefas. O melhor de tudo é que todos eles são gratuitos em suas funções mais básicas:

1. Trello

Não importa o tamanho da sua empresa, certamente o Trello é uma ferramenta que pode se encaixar com muita facilidade nas suas necessidades do dia a dia. O aplicativo funciona como uma espécie de lista de tarefas, mas tem como diferencial o fato de poder ser utilizado por centenas de pessoas simultaneamente.

Você pode criar quadros específicos por temas e definir ações para cada um deles, como se fosse um quadro Kanban. Todo o acompanhamento pode ser feito em tempo real e você passa a ter uma visão do todo sobre as tarefas que estão sendo executadas na empresa. A interface intuitiva é outro ponto positivo. Esse, sem dúvidas, deve estar na sua lista sempre.

2. Hours Time Tracking

Quem trabalha como freelancer sabe a dificuldade que é muitas vezes para cobrar por horas trabalhadas. Saber quanto tempo se leva em média para executar uma tarefa não é algo simples, mas você pode tornar as coisas um pouco mais fácil. O app Hours Time Tracking, disponível apenas para iOS, ajuda você a fazer isso.

Além de instalá-lo no seu celular, você pode incluir controles e extensões no PC, sincronizando os dados e podendo acessá-los em tempo real quando você quiser. A ideia é que você consiga observar com clareza as médias de tempo bem como a quantidade total de horas em função de uma determinada tarefa.

3. Scanbot

Nem sempre estamos próximos de uma impressora multifuncional quando precisamos escanear um documento. O que fazer, então, no caso de uma emergência? Você pode escanear documentos com facilidade usando apenas o seu celular. Apps como o Scanbot são perfeitos para ajudá-lo nessa tarefa.

Tudo que você precisa fazer é colocar o documento em um ambiente bem iluminado e direcionar a câmera para ele. O aplicativo se encarrega de ajustar a direção do papel, cortar os excessos em volta e gerar um documento com um contraste de cor mais eficiente. Os arquivos podem ser salvos em PDF ou JPG e compartilhado diretamente por e-mail.

4. Prezi

O Prezi é perfeito para quem costuma fazer muitas apresentações com o PowerPoint. Ele pode ser considerado uma evolução da plataforma da Microsoft, pois oferece transições mais eficientes, controles de edição mais profissionais e um ambiente muito mais simples de ser customizado mesmo por quem não é um designer profissional.

A plataforma conta ainda com dezenas de modelos prontos para você editar, permite adaptação rápida para formatos mobile ou para desktops e ainda funciona como uma espécie de rede social. Você pode compartilhar os seus slides online para que outras pessoas avaliem o conteúdo, transformando você em uma referência para muitos assuntos.

5. Evernote

O Evernote é uma poderosa ferramenta de organização pessoal de informações. Ele permite que você não apenas tome notas, mas também que salve links e arquivos em pastas organizadas e que podem ser acessadas tanto pelo celular quanto no PC. Tudo isso em tempo real e com a possibilidade de compartilhar com seus colegas de trabalho.

A organização e a interface intuitiva são dois pontos fortes da ferramenta. O app é gratuito na maioria de suas funções, mas se preferir é possível adquirir uma licença para o Evernote Business, que inclui mais recursos. Ele está entre os 100 apps mais baixados tanto no Android quanto no iOS já há muitos anos, sinal de que ele realmente é um sucesso junto ao público.