Sustentabilidade: como providenciar o descarte correto de materiais de escritório

Quando falamos em sustentabilidade, muitas pessoas associam esse conceito somente às grandes indústrias, se esquecendo que o consumo consciente de materiais de escritório também se encaixa nesse tema.

Boas práticas de uso e consumo de materiais de escritório podem ser consideradas “a sua parte” na preservação do meio ambiente, independentemente do tamanho da companhia em que você trabalha. Porém, de que maneira colaborar?

Essa é uma tarefa que deve contar com a participação de todos os colaboradores. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas, melhores serão os resultados e, ainda por cima, a sua empresa poderá economizar uma boa quantia se optar consumir de maneira mais consciente.

Aposte em boas práticas de uso e consumo

O primeiro elo da corrente do bem é aquele em que cada um faz a sua parte. Em se tratando do consumo de papel, por exemplo, reutilizar folhas com o verso em branco e usar o modo rascunho na hora de imprimir são duas formas de economizar papel e tinta, respectivamente.

O mesmo vale para copos plásticos: ao invés de usar e jogá-lo fora em seguida, tenha em mente que uma unidade pode durar o dia inteiro. Regras de consumo racional podem ser atribuídas também ao uso de energia elétrica – desligar luzes e aparelhos que não estão sendo utilizados – e água – evitar dar descargas longas ou manter a torneira aberta por mais tempo que o necessário.

Decidi separar o lixo: e agora?

A partir do momento que você decidiu tornar a sua empresa mais sustentável, isso significa que o lixo produzido não será acondicionado em um único pacote. Você pode separar os itens recicláveis dos não recicláveis e, com isso, garantir que a coleta seletiva dê o direcionamento correto para os itens.

O papel, por exemplo, pode passar por uma fragmentadora, para que ocupe menos espaço – e não exponha informações internas da sua empresa para terceiros. Plásticos, latas de alumínio e vidros também devem acompanhar os “recicláveis”.

Assim, é importante que você deixe visíveis cestos de lixo de cores diferentes para que seus colaboradores saibam onde devem descartar os recicláveis. Em algumas cidades, a coleta de lixo reciclável passa algumas vezes por semana nas principais ruas, enquanto em outras é preciso levar o material até um posto de coleta mais próximo. Cheque qual é o procedimento na sua cidade.

Prefira materiais de escritório recicláveis

Para aqueles que querem valorizar a cadeia produtiva como um todo, outra alternativa é recorrer a materiais de escritório cujos fabricantes deixem claro que se importam com ações de sustentabilidade. 

O mesmo se aplica a outros materiais, como lápis, borracha, organizadores, cadernos e muito mais. Na maioria dos casos, há sempre uma opção desenvolvida por um fabricante que, assim como você, também se preocupa com os impactos dos seus produtos no meio ambiente.

Como engajar seus colaboradores na reciclagem

Quando os colaboradores são incentivados a participar e, principalmente, quando o exemplo vem dos gestores, as campanhas de reciclagem e de uso consciente de materiais costumam ser bem sucedidas. Como empresário, você pode fazer sua parte oferecendo os locais corretos para descarte.

Sua equipe de comunicação pode fazer informativos via e-mail informando a todos sobre a importância de participar e quais são os comportamentos que se espera de um escritório sustentável. Não basta apenas reduzir o consumo, é preciso mostrar a todos porque é importante fazer isso – e dar às pessoas os meios para que elas coloquem a ideia em prática.

Gestores e líderes internos têm papel fundamental em campanhas de sustentabilidade. Cabe a eles orientar e fiscalizar o comportamento das equipes com relação ao uso dos materiais. Se for necessário, atribua um responsável por esse projeto para que ele tenha um tempo destinado a checar se está tudo em ordem.