5 dicas na hora de imprimir um arquivo

Seguir algumas dica na hora de imprimir um arquivo pode fazer com que você economize uma quantia interessante de dinheiro no final do mês. Não se trata de deixar as suas impressões de lado, mas sim de fazer isso de uma forma mais racional.

Muitas pessoas não se dão conta que a simples alteração de algumas configurações na hora da impressão podem resultar na economia de algumas folhas e até mesmo de tinta. Aquelas folhas “órfãs”, com uma ou duas linhas impressas não têm razão de existir na maioria dos casos.

Preparamos um artigo com 5 sugestões inteligentes para você reduzir os gastos de material de escritório sem que as suas impressões percam a qualidade.

1. Altere as margens de impressão

Essa primeira dica fará com que você economize papel nas suas impressões, sem deixar de imprimir nada do que já é impresso. Para isso, configure as margens de impressão para que elas tenham um tamanho menor. Já reparou em quanto espaço em branco é deixado nas laterais e nas margens superior e inferior da folha?

Você pode alterar essas configurações na configuração de página, recurso disponível tanto no Microsoft Word quanto no Google Docs, ou ainda na hora da impressão, diretamente na opção “Preferências de impressão”. Pode parecer pouca coisa, mas 1 centímetro a menos em cada uma das margens pode fazer uma boa diferença no final das contas.

2. Diminua o tamanho da fonte e reduza o espaçamento

Essa é outra dica simples e perfeitamente possível de ser aplicada a muitas impressões. Por que não reduzir o tamanho da fonte do texto? Em geral, o padrão utilizado é o tamanho 11 ou 12, mas os tamanhos 9 e 10 também são perfeitamente legíveis.

É possível ganhar ainda um espaço extra reduzindo o espaçamento entre as linhas. Por padrão, a maioria dos documentos têm espaçamento de uma linha entre os parágrafos, mas esse espaçamento pode ser ainda menor. Teste a redução até um ponto que não prejudique a leitura do documento.

3. Escolha a fonte correta

Você sabia que o tipo de fonte escolhida tem influência direta na quantidade de tinta gasta em uma impressão? O blog Printer realizou um estudo levando em consideração diversas fontes para descobrir qual delas, em média, consomem menos tinta.

Century Gothic

O resultado descoberto foi que a fonte Century Gothic é a mais econômica, consumindo cerca de 30% menos de tinta do que um mesmo texto impresso em Arial consumiria. As fontes Ecofont e Times New Roman foram a segunda e terceira colocadas no teste, respectivamente.

4. Sempre que possível, opte pela impressão frente e verso

Essa é uma dica mais óbvia, mas muitas pessoas se esquecem dessa possibilidade. Imprimir documentos frente e verso faz com que você economize metade do papel que gastaria normalmente. Em praticamente todas as impressoras há como configurar para que primeiro sejam impressas as páginas pares e depois as ímpares.

Se você tem acesso a uma impressora mais moderna ou com mais recursos, saiba que muitas delas permitem a impressão simultânea frente e verso. Esses modelos – disponíveis na Contabilista – poupam seu tempo e garantem uma economia considerável no número de folhas.

5. Altere as configurações de qualidade de impressão

Nem todos os documentos precisam ser impressos na qualidade máxima. Relatórios internos, por exemplo, que serão utilizados em reuniões podem muito bem ser impressos com uma quantidade menor de tinta. Para isso, vá nas configurações da impressora e reduza a qualidade de impressão.

Você não precisa utilizar o modo Rascunho, que economiza até 80% da tinta. É possível configurar opções intermediárias que geram impressões mais equilibradas e perfeitamente legíveis. A opção com melhor custo-benefício é o modo “Normal”.  

*****

Agora que você já conhece essas dicas, acesse a loja online da Contabilista e confira todas as opções de impressoras, cartuchos e toners para seu negócio.