Qual é a altura padrão da mesa de escritório?

Atualmente, grande parte dos indivíduos realiza o seu trabalho em um escritório, seja ele compartilhado com outros funcionários ou em uma sala exclusiva. Independentemente do local, contar com uma boa mesa para conseguir desempenhar suas atividades é algo de grande importância.

Dependendo da profissão, será diante de sua mesa que você fará algumas reuniões, receberá clientes ou colegas de trabalho, além de focar em realizar as tarefas do dia a dia. Geralmente, questões como o material, tamanho, formato e preço são os quesitos mais observados pelas pessoas na hora de escolher uma mesa.

No entanto, a altura também deve ser levada em conta. Além de trazer um maior conforto e até mesmo a possibilidade de focar melhor nas suas atividades, usar uma mesa na altura ideal pode evitar que você tenha problemas na coluna e na lombar.  

Essa questão deve ser levada em conta especialmente por pessoas que trabalham home office. Algumas empresas já consideram a altura de uma mesa na hora de montar um escritório. No entanto, por causa da pandemia, muitos indivíduos tiveram que adaptar os seus lares como novos locais de trabalho.

Caso você queira comprar uma mesa de escritório nova, seja para a sua empresa ou home office, este artigo foi feito para você. Vamos te informar qual a altura ideal, além de dar outras dicas para escolher o modelo certo para o seu escritório.

Qual a altura ideal de uma mesa de escritório?

Como cada pessoa possui uma altura diferente, fabricantes de móveis e empresas enfrentam um desafio em conseguir identificar a altura ideal para mesas de escritório. No entanto, neste artigo usaremos como referência a média do povo brasileiro, de 1,73 cm para homens e 1,60 cm para mulheres.

Com isso em mente, estima-se que a altura recomendada para uma mesa seja de 65 cm para mulheres, com o assento da cadeira medindo 43 cm até o chão e a altura do apoio de braço 24 cm. Já para os homens, a mesa deve ter uma altura de 70 cm, com o assento da cadeira e o apoio de braço medindo 47 cm e 26 cm, respectivamente.

Normalmente, móveis já fabricados terão medidas muito próximas a estas. No entanto, caso você tenha uma altura muito menor ou maior do que a média do país, ou esteja buscando um móvel que seja também usado por outras pessoas, recomendamos buscar por opções que ofereçam altura regulável. Dessa forma, você pode ajustar os móveis as suas medidas. Lembre-se que o seu cotovelo deve ficar de 3 a 4 centímetros abaixo da superfície e sua cadeira a no mínimo 20cm de distância da mesa. 

Que modelo de mesa escolher?

Novamente, esta escolha acaba sendo muito pessoal, pois inúmeros fatores, como as dimensões do ambiente, a profissão que você exerce e os itens que serão colocados sobre a mesa precisam ser levados em conta na hora de escolher o modelo ideal para você.

Alguns modelos têm o diferencial de possuírem gavetas, suportes para monitores e CPUs Além disso, o material também pode influenciar, sendo a maioria dos móveis feita de madeira, vidro ou metal.

Separamos alguns pontos que você pode levar em conta antes de decidir qual mesa comprar para o seu escritório.

  • Tamanho do ambiente: certifique-se de saber as médias do seu escritório, para não acabar comprando uma mesa que fique muito grande ou muito pequena, ou que tenha um formato que não se adeque ao local. Em ambientes menores, é recomendado comprar um móvel sob medida, para poder aproveitar cada centímetro do seu espaço.
  • Atividades exercidas: considere todas as atividades que você irá fazer enquanto estiver usando a mesa. Você usa muitos papéis ou só um computador basta? Quantos equipamentos você pretende guardar ou colocar sobre ela?
  • Decoração: o formato, cor e o material da mesa podem trazer mais personalidade ao seu espaço de trabalho. Além de funcional, a mesa ideal precisa estar em harmonia com o ambiente e demais móveis do local.

Sente-se corretamente

Independente da mesa que você escolher, manter a postura correta é essencial para que realizar as tarefas do trabalho não se torne algo cansativo ou prejudicial ao seu corpo. Para isso, é necessário ter uma boa postura enquanto estiver sentado.

Certifique-se que sua postura esteja sempre ereta, a 90 graus. Além disso, seus joelhos e cotovelos devem ficar em um ângulo reto. Caso você use um computador, o teclado e o mouse devem estar sempre alinhados com os cotovelos, e o monitor deve ficar ligeiramente abaixo da altura dos olhos. Telas muito baixas ou altas podem causar tensões e dores no seu pescoço, ou fazer a sua postura ficar torta.

Caso seja necessário, utilize apoio para pés, punhos e suporte para notebook. Além disso, faça algumas pausas no seu trabalho, se levante e dê uma esticada ou faça alguns exercícios de alongamento. Nossos corpos não foram projetados para ficar muitas horas sentados na mesma posição. Ao fazer pequenos intervalos e breves exercícios, você irá estimular a circulação de sangue, além de não deixar o seu corpo tão tenso enquanto trabalha.

Agora que você já sabe os principais requisitos que devem ser levados em conta na hora de escolher uma mesa de escritório, que tal dar uma olhada nas opções do nosso site? Lá você vai encontrar diversos modelos de mesas e cadeiras de escritório que podem se adequar à sua rotina de trabalho, por um ótimo custo-benefício.