Impressoras de etiquetas são uma ferramenta importante para empresas de qualquer porte. Desde as pequenas lojas até às grandes indústrias, todas podem se beneficiar deste recurso que permite catalogar e organizar itens de forma simples e prática.
Porém, escolher uma impressora de etiquetas pode não ser uma tarefa fácil se você não está familiarizado com as tecnologias existentes. A escolha, é claro, deve levar em consideração aspectos técnicos, mas antes de tudo é preciso observar quais são as necessidades do seu negócio.
Seu volume de envios está crescendo? Qualquer aumento de produtividade na sua rotina pode diminuir a correria e tornar o despacho de seus pedidos muito mais rápido e a impressora de etiquetas é um desses itens: você consegue automatizar o endereçamento das caixas que vão para seus clientes, agilizando todo o processo.
Conheça os tipos de impressoras de etiquetas
Basicamente, podemos dividir as impressoras de etiquetas em quatro grupos: as etiquetadoras de escritório, as etiquetadoras comerciais, as etiquetadoras industriais e as etiquetadoras portáteis. Vamos conhecer as características de cada uma delas.
- Etiquetadoras portáteis: econômicas, pequenas e versáteis, elas são perfeitas para pequenas empresas ou até mesmo para uso doméstico. Como limitação elas têm menor autonomia de uso (duração de bateria) e os modelos mais simples imprimem em apenas uma cor.
- Etiquetadoras comerciais: podem ser consideradas uma opção intermediária, sendo encontradas com mais facilidade em lojas de departamento ou distribuidoras. Operam com rolos de até 12 milímetros e têm capacidade para impressão de grandes volumes.
- Etiquetadoras industriais: são utilizadas por fábricas e indústrias e imprimem grandes quantidades de etiquetas e em alta velocidade. Por suas características, são também as mais caras.
- Etiquetadoras de escritório: por fim, temos as etiquetadoras “de mesa”, que se assemelham às impressoras convencionais. A vantagem é que imprimem etiquetas em vários tamanhos, mas em menor velocidade.
O que levar em consideração antes de escolher uma impressora para o seu negócio?
A classificação acima já é suficiente para refinar a sua busca, de acordo com as necessidades do seu negócio. Por exemplo, se o seu uso será relativamente pequeno, um modelo portátil pode muito bem dar conta do recado.
Porém, se o seu volume de envios está crescendo, agilizar o trabalho e reduzir as possibilidades de atrasos no preparo das encomendas pode ajudar a otimizar o envio das mercadorias. Uma impressora portátil pode fazer uma diferença significativa nesse processo, automatizando o endereçamento de caixas que vão para os seus clientes.
Além disso, dentro de cada categoria específica, podemos observar ainda:
Conectividade
De que maneira a impressora se conectará ao seu computador? Há opções mais práticas, com conexão wireless (sem fio) e versões que funcionam apenas USB. É importante que você escolha a função mais prática, pois isso pode poupar um tempo significativo em processos de expedição.
Tamanhos de etiquetas
Em linhas gerais, os modelos portáteis trabalham com etiquetas de tamanho padrão - o que inclui as versões mais utilizadas no mercado. Entretanto, pode ser que você precise de impressão em formatos maiores ou tamanhos específicos. Nesse caso, é fundamental ficar de olho nos tamanhos de impressão compatíveis.
Capacidade de impressão (velocidade)
Dentro de uma mesma categoria há impressoras com maior ou menor capacidade de impressão. Esse volume é mensurado pela relação quantidade de etiquetas x tempo para impressão. Informações técnicas como essa são listadas nas especificações do produto e devem ser conferidas antes da compra.
Qualidade de impressão
A qualidade de impressão é definida pela resolução. Esse índice é apresentado pela sigla DPI (“dots per inch”) ou PPP (“pontos por polegada”). Quanto maior esse número, maior é a resolução da imagem impressa e, consequentemente, maior é a qualidade. O tipo de impressão também é importante, pois é ele que determinará o custo dos suprimentos e a qualidade da etiqueta finalizada.
Compatibilidade com aplicativos e SOs
A maioria das impressoras de etiquetas têm um software próprio que pode ser instalado com facilidade no computador. Verifique primeiramente a compatibilidade com os sistemas operacionais – Windows, Mac OS e Linux.
Alguns modelos também são compatíveis com smartphones e tablets. Nesse caso, veja se há compatibilidade com Android e iOS. Não é necessário que a impressora tenha compatibilidade com todos eles. Pense prioritariamente nos sistemas e aplicativos que sua empresa utiliza. A impressora tem compatibilidade com eles? Se a resposta for negativa, procure outros modelos.
Custo dos suprimentos
Leve em consideração ainda o custo dos suprimentos necessários para cada impressora. Alguns modelos demandam fitas e bobinas específicas que, podem custar mais caro do que suprimentos que são compartilhados entre modelos de diversas marcas.
É o “barato que sai caro”. Em muitas circunstâncias é válido investir em um equipamento inicialmente mais caro e, com o passar do tempo, ver o custo se diluir graças a possibilidade de usar suprimentos mais acessíveis.
Suporte e assistência técnica
Por último, mas não menos importante, leve em consideração o histórico e a reputação da marca. Fabricantes mais conhecidos tendem a produzir produtos de melhor qualidade e que foram submetidos a testes e certificações de qualidade e segurança.
Veja ainda se a empresa em questão oferece assistência técnica especializada – esse pode ser um diferencial caso surja algum problema.
.....
Não é difícil escolher uma boa impressora de etiquetas, mas é importante ficar atento a múltiplos fatores que podem influenciar a sua compra. Pesquise preços, compare os modelos e escolha aquele que for mais adequado para a sua demanda.