Saiba como escolher a impressora de etiquetas ideal para o seu negócio

Impressoras de etiquetas são uma ferramenta importante para empresas de qualquer porte. Desde as pequenas lojas até às grandes indústrias, todas podem se beneficiar deste recurso que permite catalogar e organizar itens de forma simples e prática.

Porém, escolher uma impressora de etiquetas pode não ser uma tarefa fácil se você não está familiarizado com as tecnologias existentes. A escolha, é claro, deve levar em consideração aspectos técnicos, mas antes de tudo é preciso observar quais são as necessidades do seu negócio.

Seu volume de envios está crescendo? Qualquer aumento de produtividade na sua rotina pode diminuir a correria e tornar o despacho de seus pedidos muito mais rápido e a impressora de etiquetas é um desses itens: você consegue automatizar o endereçamento das caixas que vão para seus clientes, agilizando todo o processo.

Conheça os tipos de impressoras de etiquetas

Basicamente, podemos dividir as impressoras de etiquetas em quatro grupos: as etiquetadoras de escritório, as etiquetadoras comerciais, as etiquetadoras industriais e as etiquetadoras portáteis. Vamos conhecer as características de cada uma delas.

  • Etiquetadoras portáteis: econômicas, pequenas e versáteis, elas são perfeitas para pequenas empresas ou até mesmo para uso doméstico. Como limitação elas têm menor autonomia de uso (duração de bateria) e os modelos mais simples imprimem em apenas uma cor.
  • Etiquetadoras comerciais: podem ser consideradas uma opção intermediária, sendo encontradas com mais facilidade em lojas de departamento ou distribuidoras. Operam com rolos de até 12 milímetros e têm capacidade para impressão de grandes volumes.
  • Etiquetadoras industriais: são utilizadas por fábricas e indústrias e imprimem grandes quantidades de etiquetas e em alta velocidade. Por suas características, são também as mais caras.
  • Etiquetadoras de escritório: por fim, temos as etiquetadoras “de mesa”, que se assemelham às impressoras convencionais. A vantagem é que imprimem etiquetas em vários tamanhos, mas em menor velocidade.

O que levar em consideração antes de escolher uma impressora para o seu negócio?

A classificação acima já é suficiente para refinar a sua busca, de acordo com as necessidades do seu negócio. Por exemplo, se o seu uso será relativamente pequeno, um modelo portátil pode muito bem dar conta do recado.

Porém, se o seu volume de envios está crescendo, agilizar o trabalho e reduzir as possibilidades de atrasos no preparo das encomendas pode ajudar a otimizar o envio das mercadorias. Uma impressora portátil pode fazer uma diferença significativa nesse processo, automatizando o endereçamento de caixas que vão para os seus clientes.

Além disso, dentro de cada categoria específica, podemos observar ainda:

Conectividade

De que maneira a impressora se conectará ao seu computador? Há opções mais práticas, com conexão wireless (sem fio) e versões que funcionam apenas USB. É importante que você escolha a função mais prática, pois isso pode poupar um tempo significativo em processos de expedição.

Tamanhos de etiquetas

Em linhas gerais, os modelos portáteis trabalham com etiquetas de tamanho padrão - o que inclui as versões mais utilizadas no mercado. Entretanto, pode ser que você precise de impressão em formatos maiores ou tamanhos específicos. Nesse caso, é fundamental ficar de olho nos tamanhos de impressão compatíveis.

Capacidade de impressão (velocidade)

Dentro de uma mesma categoria há impressoras com maior ou menor capacidade de impressão. Esse volume é mensurado pela relação quantidade de etiquetas x tempo para impressão. Informações técnicas como essa são listadas nas especificações do produto e devem ser conferidas antes da compra.

Qualidade de impressão

A qualidade de impressão é definida pela resolução. Esse índice é apresentado pela sigla DPI (“dots per inch”) ou PPP (“pontos por polegada”). Quanto maior esse número, maior é a resolução da imagem impressa e, consequentemente, maior é a qualidade. O tipo de impressão também é importante, pois é ele que determinará o custo dos suprimentos e a qualidade da etiqueta finalizada.

Compatibilidade com aplicativos e SOs

A maioria das impressoras de etiquetas têm um software próprio que pode ser instalado com facilidade no computador. Verifique primeiramente a compatibilidade com os sistemas operacionais – Windows, Mac OS e Linux.

Alguns modelos também são compatíveis com smartphones e tablets. Nesse caso, veja se há compatibilidade com Android e iOS. Não é necessário que a impressora tenha compatibilidade com todos eles. Pense prioritariamente nos sistemas e aplicativos que sua empresa utiliza. A impressora tem compatibilidade com eles? Se a resposta for negativa, procure outros modelos.

Custo dos suprimentos

Leve em consideração ainda o custo dos suprimentos necessários para cada impressora. Alguns modelos demandam fitas e bobinas específicas que, podem custar mais caro do que suprimentos que são compartilhados entre modelos de diversas marcas.

É o “barato que sai caro”. Em muitas circunstâncias é válido investir em um equipamento inicialmente mais caro e, com o passar do tempo, ver o custo se diluir graças a possibilidade de usar suprimentos mais acessíveis.

Suporte e assistência técnica

Por último, mas não menos importante, leve em consideração o histórico e a reputação da marca. Fabricantes mais conhecidos tendem a produzir produtos de melhor qualidade e que foram submetidos a testes e certificações de qualidade e segurança.

Veja ainda se a empresa em questão oferece assistência técnica especializada – esse pode ser um diferencial caso surja algum problema.

.....

Não é difícil escolher uma boa impressora de etiquetas, mas é importante ficar atento a múltiplos fatores que podem influenciar a sua compra. Pesquise preços, compare os modelos e escolha aquele que for mais adequado para a sua demanda.