O que é e como limpar um quadro branco

Ao entrar em qualquer escritório nos dias de hoje é bem provável que em algum setor você encontre um quadro branco na parede. Porém, embora esse objeto seja amplamente popular, há muitas pessoas que não sabem ao certo como limpar um quadro branco.

Assim como existe pincel específico para quadro branco, há também maneiras mais inteligentes e eficientes de fazer a sua limpeza. Nesse artigo, falaremos um pouco sobre a origem desse item que tem se tornado peça-chave nos escritórios brasileiros e ensinaremos quais são as maneiras corretas de fazer a limpeza dele.

A origem do quadro branco

Não se sabe ao certo onde os quadros brancos surgiram pela primeira vez. Tudo o que se sabe é que os primeiros modelos começaram a aparecer nos anos 60, tanto na China quanto nos Estados Unidos. Eles podem ser considerados uma espécie de “evolução” do quadro negro, pois permitem a escrita com outros materiais que não sejam o giz.

A razão pela qual os quadros negros foram caindo em desuso foi justamente o uso do giz. Além de fazerem mais sujeira, muitas pessoas tinham alergia ao pó. Pesquisas científicas mostraram que, de fato, o pó de giz poderia ser prejudicial à saúde de alunos e professores fossem expostos excessivamente a ele.

Assim, os quadros brancos, feitos de outros materiais, começaram a ganhar espaço. Os primeiros modelos, feitos de melamina, eram mais problemáticos e pouco duráveis – deixavam imagens marcadas difíceis de serem apagadas. Foi quando a empresa inglesa Magiboards criou uma opção magnética, construída com metal ferroso, e resolveu esse problema.

No entanto, os quadros brancos magnéticos dependiam de canetas especiais para que fosse possível a escrita sem deixar marcas. Desde os anos 80, muitos novos testes foram realizados e novos materiais foram empregados na construção do produto, tais como aço pintado, vidro magnético e porcelana.

Hoje, eles se tornaram a opção com melhor relação custo-benefício para os consumidores. Não geram resíduos como o pós de giz (que também é prejudicial aos computadores) e permitem a escrita com canetas de várias cores. De quebra, a superfície branca pode ainda ser utilizada para projeções.

Como fazer a limpeza de um quadro branco?

Pois bem, se a sua empresa acompanha as últimas tendências do mundo corporativo, é bem provável que exista no seu estabelecimento algum quadro branco. Porém, você sabe como fazer a limpeza dele de maneira correta, de forma a aumentar a vida útil do objeto?

O ideal é que você faça a limpeza do quadro a cada um ou dois dias, não deixando que a tinta se fixe no painel por muito tempo.

  • Passo 1: use primeiramente o apagador e, depois, molhe um pano limpo ou uma esponja com um produto específico para isso, como o limpador da Radex.

  • Passo 2: passe o pano por toda a superfície e, depois, passe outro pano somente com água para tirar os excessos.

  • Passo 3: seque o quadro com um pano limpo e seco.

Essas ações simples são as mais indicadas e devem ser suficientes para garantir uma vida longa para o seu quadro branco.

Como remover manchas difíceis e permanentes do quadro branco?

Nesse caso, é preciso dedicar uma atenção extra!

  • Passo 1: antes de remover manchas insistentes, escreva sobre elas utilizando um marcador comum (tinta não permanente).

  • Passo 2: depois, passe um pano limpo ou o apagador do quadro sobre a tinta. Esse processo deve ajudar a soltar aos poucos a tinta ressecada. Repita o processo quantas vezes for necessário.

  • Passo 3: após remover o excesso, utilize um produto de limpeza para remover as manchas. Suas opções são produtos específicos para limpeza de quadros brancos, como o limpador da Radex.

Uma vez que o quadro esteja recuperado, adote o procedimento de limpá-lo frequentemente. Você terá o seu quadro em perfeitas condições por muito tempo.

Agora que você sabe mais sobre esse assunto, que tal conferir as opções de quadro branco na loja online da Contabilista?