Método KonMari - 4 dicas de organização para sua empresa

Marie Kondo é empresária, escritora e especialista em organização pessoal. Com uma pluralidade de livros publicados e direito a documentário na Netflix, propaga por aí um método desenvolvido por ela mesma, o KonMari. 

A guru defende em seu método que não devemos dedicar nosso tempo na organização de ambientes, como o quarto, a cozinha e o escritório, e sim de roupas, livros, documentos e assim por diante. Ou seja, devemos organizar objetos e não ambientes. 

Segundo a própria Marie Kondo, "as habilidades que você constrói quando aprende a arrumar sua casa podem influenciar nas outras partes de sua vida de muitas formas positivas. Por isso, para a maioria das pessoas é mais simples começar uma coisa nova do que simplesmente centrar-se em fazer uma única coisa da forma correta. O resultado é uma falta de organização". 

Como aplicar o Método KonMari no escritório e no home office? 

Você vai ver que o Konmari é baseado em uma única pergunta: “Isso me faz feliz?” e o segredo está em categorizar as coisas e manter apenas aquilo que te traz felicidade. Todas as outras coisas devem ser descartadas, assim você se livra dos excessos.

Em entrevista ao blog do Trello, Jenny Ning, primeira funcionária da Marie e a prova real de que o método é realizável, mostrou como esse método pode ser utilizado para aumentar a produtividade no trabalho. 

Confira 4 dicas preciosas para colocar o KonMari em prática:

1. Mantenha sua mesa e o escritório em ordem

Baseado no que falamos anteriormente, um ambiente que transmite alegria pode nos levar a uma força de trabalho mais feliz e criativa. Em termos do trabalho real, o método KonMari pode ajudar na produtividade.

Organize os objetos ao seu redor por categorias: canetas, post-its, pastas, agendas, rascunhos, livros… depois de organizar as pilhas de objetos, entenda o que é fundamental para se ter à mão, o que pode ficar guardado fora do campo de visão e, claro, o que pode ser descartado.

Pegue um objeto por vez, entenda se ele te traz felicidade e se é mesmo útil nesse momento. A resposta é sim, mantenha-o, se responder não, descarte ou realoque.

Use pastas, organizadores e abuse do uso de rotuladores, que servirão de estímulo futuro para que você mantenha cada coisa em seu devido lugar.

2. Atente-se ao meio digital também

Com a pandemia, a tendência do home office cresceu e se tornou comum para muitas pessoas o trabalho em casa. Como consequência, os meios digitais de comunicação, que antes já eram úteis, agora passaram a ser essenciais. Reuniões, artigos, planilhas e os diversos documentos compartilháveis se tornaram comuns. 

Agora responda: você precisa mesmo de tantas abas abertas no navegador? Como está a sua área de trabalho? Veja o que é realmente fundamental e crie uma forma de arquivar os links e arquivos que são importantes. 

Sobre notificações, Jenny ainda complementa: "Esteja atento a como você lida com isso para evitar sobrecarga, e seja gentil com você mesmo. Que informação é realmente importante para você fazer seu trabalho com mais sucesso?".

3. Limpeza e higiene são fundamentais na organização de um ambiente produtivo

Não tem como ignorar a sujeira, por menor que ela seja. Quantas vezes você já passou a mão na tela do computador para tirar aquela poeirinha chata? Já se pegou observando as marcas de dedo na tela e se perguntou "como eu consegui deixar meu computador assim?". O reflexo da luz bate no celular e mostra cada sujeira que o uso constante deixou, não é mesmo? 

A dica aqui é: mantenha não só seus ambientes, mas também seus aparelhos limpos. Lembre-se a ideia é organizar e limpar para melhorar o dia a dia, então use produtos adequados para cada superfície, para não danificar seus objetos e garantir que ele será durável. 

4. Reveja as ferramentas que costuma usar.

A busca por sermos mais produtivos e otimizarmos nosso trabalho, demanda criarmos o nosso próprio jeito de organizar tarefas e, por isso, passamos a usar diversas ferramentas. Mas você já refletiu se tudo o que usa  traz reais benefícios para a sua rotina?

Ferramentas on-line de priorização de tarefas são sempre bem vindas. Agora, se você se sente melhor escrevendo à mão, veja nesse post como usar planners para se organizar, que podem otimizar seu tempo e dia a dia. 

E aí, quando vai colocar essas dicas em prática? Lembra que dica boa, é dica compartilhada. Então envie essa matéria para seus amigos e colegas de trabalho e boa organização!