5 coisas que você não deve fazer e que vão aumentar a vida útil da sua impressora

Quantos anos dura uma impressora no seu escritório? Embora não exista uma regra com relação a quanto tempo esse tipo de equipamento tem de vida útil, cercá-lo de cuidados especiais pode contribuir para que ela dure mais.

Muitas vezes, ações simples do dia a dia, que à primeira vista não parecem ter importância, impactam em médio e longo prazo no funcionamento de um eletrônico. Assim, desde desligá-la corretamente até evitar utilizar cartuchos e toners que não sejam certificados pelo fabricante, tudo ajuda a fazê-la durar mais.

Listamos aqui cinco dessas dicas do que não fazer com a impressora e que podem contribuir para aumentar a vida útil do equipamento.

1. Não desligue a impressora de maneira abrupta

Todo eletrônico tem um procedimento seguro para ser desligado e com uma impressora não é diferente. Você deve desligá-la primeiramente no botão antes de retirá-la da tomada. Infelizmente, muitas pessoas não têm o devido cuidado com relação a isso.

No caso de uma impressora, ao retirá-la da tomada de forma abrupta o cabeçote de impressão não tem tempo de voltar para a sua posição original. Como consequência, o resultado pode ser o mau funcionamento do equipamento ou até mesmo o entupimento do cabeçote.

2. Não armazená-la em condições adequadas

As impressoras são equipamentos bastante susceptíveis à umidade e à lugares abafados. Segundo os especialistas, o excesso de partículas de água no ar pode causar danos nas partes elétricas. Por esse motivo, é preciso se certificar que a sua impressora está posicionada em um local adequado.

aumentar vida útil da impressora

Uma boa dica é observar a situação do papel colocado na bandeja. Se as folhas parecerem úmidas ou enrugadas, então é sinal que você deve mudar o local. Se não for possível, ao menos aumente a ventilação próxima do equipamento. Direcionar um ventilador para ela durante 20 minutos já ameniza a situação.

3. Deixá-la desligada por muito tempo

Se você é do tipo que utiliza muito pouco a sua impressora, saiba que ela pode estar em risco. Como ocorre com qualquer outra máquina, o motor da impressora precisa ser ligado de tempos em tempos – pelo menos uma vez por semana.

A recomendação é que, independentemente da necessidade, você ligue-a e imprima uma folha colorida ou preto e branca pelo menos uma vez por semana. Se o seu modelo for do tipo jato de tinta, as chances de que algum problema ocorra por conta da não utilização por períodos prolongados é maior.

4. Não puxe com força o papel atolado

Todos os modelos de impressora em algum momento estão sujeitos a enroscar o papel. Caso isso aconteça com você, em hipótese alguma puxe o papel com força para desenroscá-lo. Além disso, não utilize tesouras ou pinças para puxar o papel. Tudo isso pode contribuir para danificar o sistema de tração.

vida útil da impressora

A recomendação, caso isso ocorra, é proteger primeiramente o toner ou o cartucho, retirando-os. Alguns modelos contam com uma porta traseira removível para facilitar a retirada. Use somente os dedos para puxar e siga sempre o sentido de saída da folha.

5. Não use cartuchos e toners de procedência duvidosa

Os cartuchos e toners utilizados por uma impressora seguem padrões rígidos de qualidade determinados pelo fabricante. A orientação é a de sempre usar produtos originais da mesma marca da sua impressora. Usar cartuchos de outras marcas ocasiona a perda de garantia do seu aparelho.

Comprar cartuchos mais baratos, mas que não tenham sido aprovados pelo fabricante pode até representar uma economia em um primeiro momento, mas sem dúvida impactará na vida útil da impressora em médio e longo prazo. Para não ter problemas, prefira sempre cartuchos originais.

......

Você é cuidadoso com a sua impressora e com os seus equipamentos eletrônicos? Conte para a gente as suas experiências. Precisando de uma nova impressora para a sua residência ou escritório, consulte o catálogo da Contabilista