Tudo o que você precisa saber sobre tinta para impressora

Que as impressoras não são todas iguais você já deve ter percebido, mas você sabe o que levar em consideração na hora de comprar um equipamento para o seu escritório? Há mais detalhes a serem observados do que a tinta ou o cartucho para a impressora.

Cada equipamento é voltado para uma finalidade. Por conta disso, ele se utiliza de um tipo de tinta, cujos resultados podem ser ainda melhores se você tiver também o papel mais adequado. Parece uma equação complexa, mas vamos simplificar tudo para você nesse artigo.

Quais são os principais tipos de impressora?

Antes de saber mais sobre a tinta, precisamos conhecer os modelos mais comuns de impressora disponíveis nas lojas. Basicamente, podemos considerar a existência de três modelos: as impressoras jato de tinta, as impressoras tanque de tinta e as impressoras a laser.

Impressoras jato de tinta

As impressoras do tipo jato de tinta são as mais básicas, sendo indicadas para uso doméstico ou para escritórios com baixo volume de impressões. Elas conseguem imprimir com resoluções de até 5760 x 1440 dpi. Geralmente, elas utilizam dois ou quatro cartuchos de tinta.

Há modelos com um cartucho preto e outro colorido e modelos com um cartucho preto e três coloridos (amarelo, ciano e magenta). É comum encontramos impressoras jato de tinta acopladas a outras ferramentas, como scanner ou máquina de fotocópias – são as chamadas multifuncionais.

Impressoras tanque de tinta

Já as impressoras do tipo tanque de tinta dispensam a utilização de cartuchos, mas a qualidade de impressão é similar à daquela obtida pelas impressoras jato de tinta. Quando a tinta chega ao fim, o consumidor deve adquirir um refil original.

O que chama a atenção nesses modelos é a sustentabilidade: elas geram menos resíduos ao meio ambiente. Elas são indicadas também para residências e escritórios com pequeno e médio volume de impressões. 

Impressoras a laser

As impressoras a laser funcionam de uma forma distinta das anteriores. Elas utilizam um toner de tinta acoplado a um fusor de temperatura. Ao ser aquecido, o pó presente no toner é fixado no papel, gerando a impressão. Essa técnica permite impressões de melhor qualidade.

Por essa razão, as impressoras a laser custam um pouco mais caro. No entanto, elas entregam um melhor rendimento. As impressoras a laser são mais indicadas para uso em escritórios que requeiram grandes volumes de impressão em um curto intervalo de tempo.

Como escolher a tinta mais adequada para a sua impressora?

Cada impressora possui um tipo de tinta específica compatível. Portanto, o primeiro passo é verificar o manual da sua impressora. Lá haverá uma indicação do código dos cartuchos, dos toners ou do tipo de tinta compatível com o seu equipamento.

tinta de impressora

Além de fazer a compra em um estabelecimento de confiança, o usuário deve checar ainda se a tinta em questão é original. É grande o mercado de cartuchos remanufaturados ou genéricos, mas apesar de eles serem mais baratos essa pode não ser uma boa escolha.

Diferentemente do que acontece com a tinta original, as remanufaturadas ou genéricas não passam por processos de certificação oficiais. Com isso, a tinta de composição diferente pode apresentar um rendimento inferior àquele indicado pelo fabricante.

Sendo assim, é o típico caso do barato que pode sair mais caro: o rendimento e a qualidade das remanufaturadas e genéricas é inferior. Além disso, quem utiliza suprimentos não originais perde a garantia do fabricante.

O tipo de papel influencia na qualidade de impressão?

Sim, influencia e muito. De nada adianta ter uma ótima impressora com tinta de qualidade se na hora de colocar as impressões no papel a escolha também não segue os mesmos critérios. Existem dezenas de tipos de papel disponíveis nas lojas – e cada um se sai melhor em um tipo específico de impressão. Vamos conhecer os mais comuns. 

Papel sulfite

O papel sulfite é o mais comum e o mais utilizado nas empresas e residências. Ele está disponível em várias gramaturas, por isso é o mais indicado para impressões no dia a dia, especialmente de documentos.

Vale a pena ressaltar também a qualidade do papel sulfite para impressões, fato que o torna o mais adequado e utilizado. Por exemplo, o papel sulfite Chamex tem garantia de 99,99% de não-atolamento e de não alimentação de múltiplas folhas devido à excelente qualidade do corte das folhas. Isso evita desperdício e risco de danificar o seu equipamento.

Papel offset

Similar ao papel sulfite, ele possui como característica o fato de ser mais resistente à umidade. Com propriedades macroporosas, ele absorve mais tinta do que outros tipos de papel. A variedade de gramaturas é maior, indo de 56 g/m2 a 240 g/m2.

Papel couchê

Com gramatura variando entre 90 g/m2 e 250 g/m2, o papel couchê é mais brilhoso e seu revestimento garante a lisura do papel. Por ser do tipo microporoso, a impressão nele resulta em cores mais fortes e vivas. É subdividido ainda em três tipos: L-1 (brilho somente de um lado), L-2 (brilho dos dois lados) e Matte (sem brilho – também conhecido como “fosco”).

Papeis fotográficos

Para impressões que requeiram um nível maior de detalhamento, o melhor é recorrer aos chamados papeis fotográficos. Existem diversas variações, mas as mais comuns são o Glossy (alto brilho), o Glossy Adesivo (alto brilho e função adesiva), o texturizado (ideal para convites e certificados) e o microporoso (ideal para fotos que requeiram impressão de altíssima qualidade).

*****

Agora que você já sabe a a diferença entre os modelos de impressoras e como o papel influencia na impressão, escolha os produtos que mais lhe agradam. Acesse a nossa loja online e confira.