7 truques úteis do Windows 10 que talvez você não conheça

Você sabe tudo sobre o Windows 10? Por mais que o sistema operacional da Microsoft esteja presente em nosso dia a dia, ainda assim há muito o que descobrir. 

São dicas e truques que permanecem ocultas para a maioria dos usuários. Porém, vale a pena explorar o potencial da plataforma e descobrir novas maneiras de se fazer as mesmas tarefas. Além de ganhar tempo, você pode se tornar mais produtivo se souber usar atalhos ou resolver problemas por conta própria.

Aqui, listamos 7 truques úteis do Windows 10 que talvez você ainda não conheça. Vamos aprender quais são eles?

1. Agite antes de usar

Você sabia que é possível minimizar todas as janelas abertas em segundo plano de uma só vez? Para isso, basta selecionar a janela atual com o mouse e “chacoalhá-la”, ou seja, arraste-a para os lados de forma brusca. O sistema entenderá que o foco está na janela principal e manterá apenas ela aberta.

2. Usar foto como senha

Poucos usuários sabem, mas utilizar o método de “senha com imagem” pode garantir uma proteção extra. A ideia é que o computador seja desbloqueado apenas se o usuário fizer um determinado desenho dentro de uma área específica da foto. 

Vá em “Configurações”, “Contas”, “Opções de entrada” e escolha “Senha com imagem”. Envie uma imagem, desenhe a sua senha sobre ela e pronto.

3. Atalhos ao alcance de um clique

Você sabia que é possível acessar um menu com alguns dos principais atalhos utilizados no Windows 10? É simples, basta combinar as seguintes teclas: Windows + X. Você verá no canto inferior esquerdo atalhos para funções como “Opções de Energia”, “Conexões de Rede”, “Gerenciador de Tarefas”, entre outros.

O teclado possui ainda outros comandos, conheça outros atalhos e funções da letra F.

4. Compartilhe atualizações em rede

Essa é um dica excelente para aqueles que administram redes em escritórios. Vá em “Windows Update” e escolha “Opções Avançadas”. Vá em “Otimização de Energia” e ative a opção “Permitir downloads de outros computadores”. Arquivos de atualização baixados por uma máquina central poderão ser compartilhados com outras máquinas da rede, uma garantia de que todos terão sempre as versões mais recentes dos softwares.

5. Nuvem de transferência

Você pode utilizar a função “Copiar e Colar” de um PC para outro. Isso é possível graças ao recurso de nuvem de transferência.

A única exigência é que as máquinas estejam vinculadas à mesma conta Microsoft. Vá em “Iniciar”, “Configurações”, “Sistema” e “Área de Transferência”. Lá, marque essa opção como ativa. Você verá que os itens que copia serão sincronizados a outras máquinas e estarão disponíveis quando você desejar colar.

6. Múltiplas áreas de trabalho

Inspirado em uma função do MacOS, o Windows 10 incorporou o recurso de múltiplas Áreas de trabalho. A função é útil se você quer manter um perfil “profissional” e outro “pessoal” na máquina, por exemplo. 

Para isso, basta clicar no botão “Visão de Tarefas”, localizado logo ao lado da busca na barra de tarefas. Em seguida, escolha “Nova Área de Trabalho” e pronto. Você pode criar quantas quiser. Para navegar entre elas, basta pressionar Tecla Windows + Tab.

7. Grave a tela do PC

Que tal gravar o que você faz na tela do PC sem precisar baixar nenhum programa auxiliar? Isso é possível no Windows 10 graças ao recurso Game DVR. Pressione a Tecla Windows + G e marque a opção “Sim, isso é um jogo” na caixa de diálogo que será mostrada.

***

O seu Sistema Operacional e seu pacote Office estão atualizados? Você encontra as novas atualizações de softwares na Contabilista.

Fonte(s): PC World