Qual o papel do contador na sociedade?

Entender qual é o papel do contador na sociedade passa, fundamentalmente, por compreender como essa profissão se transformou ao longo dos anos. 

Dos chamados “guarda-livros” do início do século passado, até os consultores contábeis requeridos pelas grandes empresas muita coisa mudou. O que não mudou foi o nível de exigência com relação às responsabilidades que esses profissionais assumem diante das tarefas.

No dia 22 de setembro comemora-se no Brasil o Dia do Contador. Compreender o porque da escolha dessa data é também uma forma de entender melhor as transformações pelas quais a profissão passou ao longo do anos.

O que faz um profissional de contabilidade?

O contador é a pessoa responsável por contar a história da empresa por meio dos números. A ele cabe apurar quais são os impostos e tributos a serem pagos, bem como informar ao Governo Federal dados relacionados ao faturamento, às despesas e à distribuição de lucros aos sócios.

O que antigamente era considerada uma tarefa “executiva”, no sentido de que as obrigações se limitavam ao preenchimento dos livros contábeis, com o passar do tempo se tornou uma profissão com viés consultivo. O contador moderno é aquele que, além da contabilidade, auxilia no planejamento fornecendo relatórios e fazendo análises que possam apontar para os empresários e gestores quais são as melhores decisões a serem tomadas.

papel do contador

Portanto, trata-se de um papel fundamental no dia a dia da sociedade. É ele quem auxilia no processo de abertura e legalização das empresas, participa do planejamento tributário e, muitas vezes, se torna peça-chave em termos administrativos em empresas de qualquer porte.

Sem o trabalho de um profissional de contabilidade, por exemplo, caberia aos empresários não apenas a organização das finanças, mas também a comunicação desses dados à Receita Federal. Portanto, é graças aos contadores que a ordem financeira e tributária é respeitada, uma vez que os bacharéis em ciências contábeis são os responsáveis diretos por assinar e dar por verdadeiras as informações financeiras obtidas.

Dia do Contador: entenda as origens

Existem quatro datas comemorativas relacionadas à classe contábil:

  • Em 22 de fevereiro comemora-se o Dia do Empresário Contábil;
  • em 25 de abril comemora-se o Dia do Contabilista;
  • em 21 de setembro comemora-se o Dia de São Mateus, patrono dos Contabilistas;
  • e em 22 de setembro comemora-se o Dia do Contador.

Foi no dia 22 de setembro de 1945, por meio do Decreto-lei n. 7.988, que foi criado o Curso Superior de Ciências Contábeis. A medida foi assinada pelo presidente Getúlio Vargas. Até então, outros dois decretos regulavam a profissão: o Decreto-lei n. 20.150/1931, que tratava dos cursos técnicos de Contador, e o Decreto-lei n. 1.535/1939, que tratava dos cursos técnicos de Contabilidade.

Até então, portanto, esses estudos não eram considerados de nível superior. Ao concluírem cursos técnicos, os alunos recebiam diplomas de “Perito-Contador”, “Guarda-Livros”, “Atuário” ou “Auxiliar de Comércio”.

O papel do contador do futuro

Se enganam aqueles que acreditam que a evolução tecnológica tornaria menos importante o trabalho dos profissionais de contabilidade. Na prática, o que vem ocorrendo é uma mudança no perfil dos contadores, que estão executando menos rotinas e dedicando mais tempo à análise e ao aconselhamento de empresários.

contador na sociedade

O chamado “contador consultivo” é aquele que, por ter maior conhecimento financeiro e tributário, compreende quais caminhos podem gerar menos custos para as empresas e passa a sugeri-lo para os gestores. Portanto, não basta “fazer o que precisa ser feito”, é preciso ir além e, de maneira proativa, sugerir ações que possam ter impacto positivo nos negócios.

Em resumo, se o papel do contador já tinha importância no passado, a tendência é que ele ganhe ainda mais destaque no futuro. Afinal, na busca por maior produtividade acompanhada de redução de custos, esses profissionais poderão ter um papel determinante no aconselhamento de empreendedores, empresários e gestores.

*****

Um profissional de contabilidade é essencial para seu escritório, assim como produtos de qualidade, que você encontra na Contabilista. Acesse o nosso site e conheça!