Qual a diferença entre nobreak e estabilizador?

Você sabe dizer qual é a diferença entre nobreak e estabilizador? A dúvida é pertinente pois, para muitas pessoas, ambos são a mesma coisa. No entanto, esses dois equipamentos têm características diferentes e é importante saber quais são elas.

Nas lojas, você vai encontrar as duas alternativas. Dependendo das suas necessidades, é possível que um estabilizador não atenda a sua demanda. Por conta disso, vamos antes conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

O que é um estabilizador?

A corrente elétrica que recebemos em nossa casa ou no escritório não é contínua. Isso significa que ela oscila, para mais ou para menos. Em geral, essas oscilações são normais e não são suficientes para danificar os seus equipamentos. Contudo, em algumas regiões, esses picos de energia podem ser mais altos (ou mais baixos).

Em situações como essas, seu computador pode desligar repentinamente por não ter energia suficiente. Nesse cenário, além de perder o trabalho que está em execução, existe ainda o risco que o equipamento seja danificado. E é justamente para evitar que isso ocorra que esse dispositivo foi criado.

Seu objetivo é manter a tensão dos eletrônicos estável, aumentando assim a vida útil deles. Em caso de queda de energia, se o computador estiver ligado diretamente à tomada ele pode até queimar. Já com o uso de um estabilizador isso não ocorre, pois é ele quem segura os eventuais picos.

Vantagens:

  • Protege o computador de queimar devido a oscilações de energia
  • Protege o computador de queimar devido à queda total de energia
  • Tamanho e peso são menores que o de um nobreak
  • Preço mais acessível

Desvantagens:

Em uma queda de energia o computador simplesmente se desligará e você pode perder os dados do que estava fazendo

O que é um nobreak?

Os nobreaks também podem ser considerados um tipo de estabilizador, uma vez que realizam a mesma função. No entanto, eles têm um diferencial extra: a capacidade de armazenar energia. Sendo assim, quando a luz cai, eles acionam o seu compartimento reserva e mantém os eletrônicos ligados por mais um tempo, até que você possa salvar seu trabalho e desligar a máquina com segurança.

O tempo que eles são capazes de manter os equipamentos ligados varia em função do consumo dos eletrônicos ligados a ele e da capacidade de armazenamento de energia. Aqueles que têm carga maior são mais caros.

Vantagens:

  • Protege o computador de queimar devido a oscilações de energia
  • Protege o computador de queimar devido à queda total de energia
  • Pode durar até 15 minutos ligado para salvar seus trabalhos (dependendo dos componentes do computador)
  • Aumenta  o tempo de vida dos componentes eletrônicos do computador

Desvantagens:

  • O tempo de vida útil da bateria de um Nobreak dura em média de 2 a 3 anos, sendo necessário a troca após eventuais problemas
  • Seu tamanho é devidamente maior, assim como seu peso, graças à bateria interna
  • O preço é relativamente maior

Nobreak ou estabilizador: qual alternativa escolher?

Em linhas gerais, podemos considerar os estabilizadores como versões bastante limitadas dos nobreaks. Eles são relativamente úteis, mas não há tanta diferença entre ter um estabilizador ou ter um filtro de linha. Ambos têm o mesmo princípio e os filtros ainda levam uma ligeira vantagem – por serem mais baratos. No entanto, é importante que o modelo em questão tenha suporte para filtragem eletromagnética.

Sendo assim, os nobreaks surgem como a melhor das alternativas nesse sentido para proteger os seus equipamentos. Um bom produto oferece pelo menos quatro tipos de proteção: contra surtos de tensão; contra quedas de tensão; contra queda na energia (falta de luz); e contra oscilação de frequência.

O segundo aspecto a ser considerado entre os nobreaks diz respeito à capacidade de armazenar energia. Os modelos mais simples têm energia suficiente para manter os equipamentos ligados por cerca de 15 minutos enquanto os modelos mais robustos podem permanecer ativos por até duas horas.

Em resumo: um estabilizador é importante e é a proteção mínima que você deve ter em suas máquinas. No entanto, ao adquirir um nobreak, você estará levando para casa um estabilizador e mais uma solução capaz de manter as máquinas ligadas por um tempo extra. Ou seja, essa é uma alternativa mais completa.

Acesse o site da Contabilista e veja todas as opções de no breaks e estabilizadores disponíveis para o seu escritório.