Qual a diferença entre grupo e equipe?

Você sabe dizer qual é a diferença entre grupo e equipe? Pode parecer a mesma coisa, mas quando nos referimos a esses termos no mundo empresarial há uma diferenciação clara entre uma coisa e outra e saber exatamente como você está conduzindo os seus colaboradores pode gerar melhores resultados.

Saber fazer essa distinção é o primeiro passo para compreender qual é o estilo de gestão a ser adotado por um empresário. Há momentos e situações em que formar um bom grupo de pessoas é a melhor escolha. Já em outros momentos, é somente por meio de uma equipe que você conseguirá atingir os resultados esperados.

Entendendo o que é um grupo

Podemos definir um grupo como um conjunto de pessoas reunidas, que possuem determinadas competências e habilidades, e que compartilham o mesmo espaço de trabalho. No entanto, a partir do momento que a empresa estabelece as metas a serem atingidas, os membros do grupo podem realizar as suas tarefas de forma individual, sem a necessidade específica de colaboração.

Em outras palavras, quando há a formação de um grupo pode haver competição entre os pares. Os melhores certamente terão mais destaque e pode até mesmo existir diferenciação de salários mesmo em funções similares, por conta de responsabilidades assumidas anteriormente. Nos grupos, sempre há uma hierarquia bem definida – gestores, coordenadores e os colaboradores.

Quando formamos um grupo, é preciso ter em mente que problemas de relacionamento e diferenças de valores podem aflorar. Contudo, ainda assim, espera-se que cada profissional consiga entregar aquilo que lhe é pedido. De forma mais clara: existem metas individuais a serem cumpridas, mas se um dos membros não atingir o índice esperado os demais integrantes do grupo não são prejudicados.

Entendendo o que é uma equipe

Conceitualmente, podemos definir uma equipe também como um conjunto de pessoas, que possuem determinadas competências e habilidades, e que compartilham o mesmo espaço de trabalho. Porém, a diferença aqui é que as metas estabelecidas são coletivas e, por essa razão, as tarefas passam a ser interdependentes, com necessidade específica de colaboração.

Nesse caso, o foco deixa de ser o resultado individual e sim o trabalho coletivo. Se um membro da equipe não entrega aquilo que era esperado, as demais tarefas são impactadas negativamente e os resultados pretendidos não são atingidos. Em outras palavras, todos precisam estar bastante comprometidos para que um objetivo comum seja alcançado.

No caso da formação de equipes, a hierarquia é menos importante. Podem ser montadas equipes de trabalho sob demanda, por exemplo, nas quais existam membros com diferentes hierarquias fazendo trabalhos nivelados. Nesse caso, o papel mais importante é a figura do líder, o responsável por coordenar e organizar aquelas pessoas para que elas atinjam um determinado resultado.

Grupo x equipe: qual deles é o mais indicado para a minha empresa?

A resposta para essa pergunta não é exata, portanto, depende do contexto. Há espaço para as duas formas de gestão. No entanto, é preciso saber reconhecer as características de cada uma de acordo com as necessidades que a sua empresa tem naquele momento. Tentar montar uma equipe, mas insistir em formas hierárquicas pouco flexíveis certamente não vai trazer bons resultados. Da mesma forma, criar um grupo de trabalho e acreditar que um líder será capaz de motivar os colaboradores para que atinjam suas metas pessoais também é algo bastante distante da realidade.

Assim, o importante é saber reconhecer quais são as características necessárias para cada uma das ocasiões e trabalhar para desenvolver o melhor grupo ou a melhor equipe possível dentro da sua realidade.