Quais são os tipos de papel, suas características e aplicações

Você saberia dizer quais são os tipos de papel que existem e quais são as características comuns que permitem diferenciar uns dos outros? Saiba que esse é um universo com uma variedade muito ampla. Itens como peso, formato, cor e textura são os aspectos mais básicos a serem observados.

Para facilitar a sua vida, preparamos aqui um mini guia com os principais tipos de papel comercializados no Brasil. Cada um deles tem as suas características específicas e se sai melhor para determinadas tarefas. A ideia não é esgotar o tema aqui, até porque a variedade é imensa e não caberia em um único post.

Como escolher um papel? Os conceitos básicos

O primeiro item a ser observado é a gramatura. Trata-se do peso de uma folha de papel com tamanho de 1 metro quadrado. Embora essa seja uma medida abstrata para o consumidor, pois raramente ele estará diante de uma folha desse tamanho, mas sim já cortada, a referência aqui é o volume que o papel faz. Quanto mais espesso, maior será o peso e, portanto, maior será a gramatura. Alguns exemplos:

  • 35 gramas a 55 gramas – papéis mais finos, utilizado para jornais e bobinas de máquina de cartão.
  • 50 gramas a 65 gramas – papel usado geralmente em blocos de nota fiscal.
  • 75 gramas a 115 gramas – é a faixa de gramatura mais comum. Por exemplo, 75 é muito utilizada nas impressoras domésticas e de escritórios. Essa faixa também é usada em papéis timbrados e receituários. Já a gramatura de 115 gramas é bastante aplicável em cartazes, panfletos e folhetos de baixo custo.
  • 120 gramas – Trata-se de uma gramatura utilizada em materiais próprios para escrita, como bloco de anotações e miolo de agendas.
  • 150 gramas – Aqui, falamos de uma gramatura ideal para flyers, folders, capas de catálogos e revistas.
  • 180 gramas – Para você ter como referência, essa é a gramatura das cartolinas. Sacolas de papel normalmente são feitas com essa especificação.
  • 210 gramas a 300 gramas – Trata-se de uma faixa de gramatura para quem precisa de materiais mais resistentes, como cartões de visita, cartões postais e convites.

Na sequência, vale a pena observar o formato do papel. Aqui, temos vários deles, mas os mais conhecidos são os da família “A”. O papel A4 – com 21 cm x 29,7 cm acabou se tornando um “padrão” nos escritórios. A ideia da escala da família A é que quanto menor o número, maior é o tamanho da folha. Vamos a um exemplo:

Fonte da Imagem: Printi

  • A0 – 84,1 cm x 118,9 cm
  • A1 – 59,4 cm x 84,1 cm
  • A2 – 42,0 cm x 59,4 cm
  • A3 – 29,7 cm x 42,0 cm
  • A4 – 21,0 cm x 29,7 cm
  • A5 – 14,8 cm x 21,0 cm
  • A6 – 10,5 cm x 14,8 cm
  • A7 – 7,4 cm x 10,5 cm
  • A8 – 5,2 cm x 7,4 cm
  • A9 – 3,7 cm x 5,2 cm
  • A10 – 2,6 cm x 3,7 cm

Além da família “A”, a mais conhecida, temos ainda a “B” e a “C”, além dos formatos padrão nos EUA e no Canadá: carta (21,6 cm x 27,9 cm), ofício (21,6 cm x 35,6 cm), ofício 2 (21,6 cm x 33,0 cm), ofício 9 (21,5 cm x 31,5 cm) e tabloide (27,9 cm x 43,2 cm).

Saindo dos tamanhos, chegamos na textura. Um mesmo papel pode ser liso, texturizado, poroso, calandrado, envernizado... Aqui são muitas especificações! O mesmo pode se dizer da cor. O grau de opacidade e alvura de uma folha pode variar. Assim, temos desde aqueles mais esbranquiçados, ideais para impressões multicoloridas, até os mais amarelados, que são mais recomendados para livros porque cansam menos os olhos.

Tipos de papel: uma infinidade de opções

É aqui que os consumidores acabam se perdendo. Se você for pesquisar, existem pelo menos uma centena de tipos de papéis. Uma variação mínima já é suficiente para que ele receba um novo nome e seja encarado como uma opção extra a ser considerada. É por essa razão que vamos nos ater aqui àqueles que são mais conhecidos e utilizados comercialmente.

Jornal

Esse é inconfundível para a maioria dos usuários. O papel jornal é o papel utilizado para a impressão dos jornais de grande circulação. Além de ser resistente, ele permite ainda a impressão rápida — por isso a escolha. Embora a qualidade do que é impresso em um papel jornal seja inferior, o objetivo maior aqui é a quantidade e não a qualidade.

Offset

Entre os papéis para impressão, ele é o que mais se aproxima do sulfite. A diferença é que nesse caso ele é um pouco mais resistente à umidade. Trata-se de um papel mais poroso e que absorve tinta com facilidade. Ele é utilizado em envelopes, agendas, blocos e cadernos.

Supremo

Para quem busca impressões com um pouco mais de qualidade, o papel do tipo Supremo é uma escolha interessante. Trata-se do nome comercial para Cartão Triplex e ele também tem alta capacidade de absorção de tinta. Capas de livro, convites, calendários e cartões de visita costumam ser feitos com ele.

Couchê

Quando falamos em impressão, o papel couchê é um dos mais populares pela boa relação custo-benefício que apresenta. Ele é o mais utilizado para impressão de materiais gráficos, como folders, folhetos, cartazes, revistas, entre outros. Há as versões brilho, que resulta em cores mais vivas e contrastantes, e fosco, que resulta em cores mais equilibradas e agradáveis aos olhos.

Papel Revista

Como o próprio nome diz, o papel revista é utilizado por grandes editoras e veículos de mídia impressa. Suas especificidades acabam sendo bastante parecidas ao papel couchê, com a diferença de ter uma menor gramatura.

Com isso, esse papel se torna mais fino e fácil de ser manuseado, facilitando a passagem de páginas dos leitores enquanto leem ou observam as figuras de uma revista.

Papel Fotográfico

O papel fotográfico é utilizado para impressões de fotografias. Devido ao seu acabamento, é possível ter uma melhor absorção da impressão e melhor visualização da imagem, fazendo com que a foto fique com mais brilho e evidência. Dessa forma, o brilho se torna o maior diferencial desse tipo de papel. Um papel fotográfico pode ser classificado em glossy (maior brilho) ou matte (menor brilho).

Papel Kraft

Ao contrário da maioria dos papéis, o kraft não recebe nenhum branqueamento durante a sua produção, mantendo a cor original de sua madeira. Outro destaque desse papel é a sua forte resistência, tornando-o ideal para objetos como sacolas, embalagens e caixas de transporte.

Papel Duplex

Outro tipo de papel utilizado para a fabricação de caixas, sacolas e embalagens é o duplex. Ele é constituído por duas camadas, sendo uma delas lisa e acetinada, enquanto a outra possui a cor em seu estado puro.

Por ter essas duas camadas, o papel duplex é mais resistente do que a maioria dos outros tipos de papel, sendo usado para dar mais segurança e proteção. Não à toa, ele é muito utilizado em papéis cartão.

Papel Speed

O speed é um tipo de papel híbrido, que mescla as características de um papel comum com o plástico. Dessa forma, ele se torna resistente a água e rasgos, sendo muito utilizado na fabricação de crachás, cartões ponto, placas de sinalização e até mesmo cardápios.

Papel Reciclato

Os papéis que utilizam em sua composição um percentual de papel reciclado levam esse nome. Ele apresenta uma variedade maior de texturas e cores e é a opção “ecologicamente correta” mais importante do mercado na atualidade. Agendas e cartões de visita estão entre os itens que mais usam esse tipo de papel. Ele ajuda as empresas a transmitirem uma ideia de sustentabilidade.

Qual o papel mais utilizado em nosso dia a dia

Em geral, o papel sulfite é o mais popular e mais utilizado nos dias atuais. Por ser comercializado em diversas cores e tamanhos, apesar de mais utilizado na cor branca e no formato A4, esse papel oferece muita versatilidade, se adequando a inúmeras situações.

Atualmente, o sulfite é o papel mais utilizado em escolas, escritórios, impressões comuns, livros e cadernos. Por ser produzido em escala industrial, essa modalidade ainda oferece as vantagens de ser fácil de ser encontrada e custo baixo.

A escolha do papel mais adequado para as suas necessidades requer bastante atenção. O leque de opções disponíveis é enorme e, por essa razão, vale a pena tirar as suas dúvidas. Conte sempre com o apoio da Contabilista, somos especialistas no assunto e ajudaremos você a saber qual alternativa é capaz de proporcionar a melhor relação custo-benefício.

Links: Futura Express, Tecnoset