5 problemas que estão deixando o seu PC lento e como consertar

Independentemente do sistema operacional e da configuração da sua máquina, com o passar do tempo o uso do dia a dia torna o PC lento. Alguns problemas são fáceis de resolver, outros nem tanto. Seja no desktop ou no notebook, fique tranquilo: há como evitar que o computador fique demasiadamente lento.

A solução passa primeiramente por identificar quais são as possíveis causas do problema e agir para minimizá-las. A manutenção periódica, com backups e limpezas de dados ajuda a evitar que o problema apareça. As razões que levam uma máquina a ficar mais lenta são inúmeras, mas listaremos aqui cinco das principais situações.

1. O navegador acumulou muitos cookies e arquivos em cache

À medida que navegamos na internet, o navegador armazena no computador arquivos que facilitam o acesso a informações já baixadas. É o caso de logins em sites, preferências de navegação e publicidade, entre outros. Esse conteúdo pré-carregado torna o acesso às páginas mais rápido, mas com o passar do tempo o excesso de informações torna o navegador mais lento.

É recomendável que você faça uma limpeza do cache, dos cookies e do histórico do seu navegador a cada 15 dias. A dica vale para todos os browsers, entre eles Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Opera ou Microsoft Edge. Se preferir, poupe as senhas. Elas podem ser mantidas salvas para facilitar o acesso a diversos serviços.

2. Exclua complementos e extensões sem serventia

As extensões e complementos são aplicativos que adicionam recursos a um navegador. Há vários deles que realmente se tornam muito úteis no nosso dia a dia, mas há muitos também que são testados, utilizados por um tempo e depois deixados de lado.

É fundamental fazer uma limpa nas extensões e nos complementos que não estão sendo utilizados. No Google Chrome, clique com o botão direito do mouse em qualquer botão de extensão. Depois, escolha “Gerenciar extensões”, marque a caixa para desativar um item específico ou clique no lixo para se livrar dela.

problemas-que-estao-deixando-seu-pc-lento

Você também pode consultar opções de programas para organizar melhor os arquivos e pastas no seu computador para mantê-lo mais ágil e funcionando corretamente.

3. Faça uma varredura com um antivírus

Um software antivírus deve estar presente no seu desktop para evitar que vírus, malwares e spywares se instalem na sua máquina sem que você perceba. Com o passar do tempo, além de consumirem parte do poder de processamento do seu computador eles podem expor informações sensíveis da máquina.

A dica é manter sempre um antivírus ativo e, pelo menos uma vezes por semana, executar uma varredura completa no computador. Muitas pessoas desativam o antivírus por julgar que ele deixa o PC lento, mas na verdade é ele que evita que isso ocorra. Para evitar transtornos, agende a varredura para o horário do almoço ou intervalos mais longos.

4. Faça um backup e libere espaço de armazenamento

Quando o disco rígido está com mais de 90% do espaço ocupado, é natural que o sistema operacional comece a enfrentar problemas de desempenho. Em alguns casos, é possível que o seu computador nem sequer inicie. Resolver esse problema, felizmente, não é uma tarefa difícil.

pc lento

Faça uma cópia dos arquivos que você não usa com tanta frequência e salve-os em outros lugares. Você pode transferir os arquivos para um serviço de computação na nuvem ou gravá-los em um HD externo ou pendrive. É muito vantajoso ter algum tipo de HD externo: o importante é aliviar o processamento no dia a dia e garantir um melhor funcionamento para o computador.

5. Verifique a limpeza dos componentes

Pode ser ainda que o problema que causa lentidão no seu computador não seja o software e nem o hardware, mas sim a sujeira. A poeira que se acumula nas saídas de ventilação impede que o processador e os demais componentes sejam resfriados de forma adequada.

Com isso, aumenta a temperatura da máquina e uma solução natural encontrada pelo sistema operacional para não prejudicar os componentes é limitar o desempenho. Passe um pequeno aspirador de pó nas saídas de ventilação. Se puder abrir o gabinete, com o computador completamente desligado, remova também o excesso de poeira interna.

*****

Se mesmo após fazer todos os passo listados acima o seu computador ainda permanecer lento, deve estar na hora de adquirir um novo PC. Acesse o site da Contabilista e consulte todas as opções de computadores e notebooks para o seu escritório.