Quadro branco x quadro negro: conheça as principais diferenças e saiba como limpar

Quadros se tornaram objetos comuns tanto em salas de aula como em salas e espaços destinados para reuniões e palestras empresariais. Criado a séculos atrás, o quadro negro foi o responsável pelo adoção em massa desse produto, especialmente no ramo educativo. 

Em contrapartida, o quadro branco é mais recente, mas não demorou para virar uma tendência, sendo inclusive melhor indicado do que o seu antecessor para diversas atividades. Nesse sentido, você sabe responder quais? 

Se você está na dúvida de qual tipo de quadro escolher, está no lugar certo. Confira neste artigo detalhes e as principais diferenças entre um quadro negro e um branco e descubra qual é o melhor para você!  

A origem do quadro branco

Não se sabe ao certo onde os quadros brancos surgiram pela primeira vez. Tudo o que se sabe é que os primeiros modelos começaram a aparecer nos anos 60, tanto na China quanto nos Estados Unidos. Eles podem ser considerados uma espécie de “evolução” do quadro negro, pois permitem a escrita com outros materiais que não sejam o giz.

A razão pela qual os quadros negros foram caindo em desuso foi justamente o uso do giz. Além de fazerem mais sujeira, muitas pessoas têm alergia ao pó desse material. Pesquisas científicas mostraram que, de fato, o pó de giz poderia ser prejudicial à saúde de alunos e professores que fossem expostos excessivamente a ele.

giz usado em quadro negro

Assim, os quadros brancos, feitos de outros materiais, começaram a ganhar espaço. Os primeiros modelos, feitos de melamina, eram mais problemáticos e pouco duráveis, além de deixarem imagens marcadas difíceis de serem apagadas. Foi quando a empresa inglesa Magiboards criou uma opção magnética, construída com metal ferroso, e resolveu esse problema.

No entanto, os quadros brancos magnéticos dependiam de canetas especiais para que fosse possível a escrita sem deixar marcas. Desde os anos 80, muitos novos testes foram realizados e novos materiais foram empregados na construção do produto, tais como aço pintado, vidro magnético e porcelana.

Hoje, eles se tornaram a opção com melhor relação custo-benefício para os consumidores. Não geram resíduos como o pó de giz e permitem a escrita com canetas de várias cores. De quebra, a superfície branca pode ainda ser utilizada para projeções. 

Quadro branco x quadro negro: principais diferenças

Como mencionado acima, o quadro branco foi desenvolvido para ser uma melhoria em relação ao quadro negro.

Se você possui um pouco mais de idade, provavelmente estudou em alguma escola que usava o quadro negro. Hoje em dia, seu uso nas salas de aula está se tornando raro, mas eles ainda são adotados por diversos bares e restaurantes, que anunciam seus cardápios diariamente.

quadro negro pequeno do tipo usado em bares e restaurantes para anotar o cardápio do dia

Esse tipo de quadro é feito em madeira escurecida e coberta com tinta de porcelana, o que em tese não é algo ruim. O maior problema desse tipo de quadro está no giz, que além de poder prejudicar a saúde de quem utiliza o quadro com certa frequência, acumula bastante poeira.

Devido a isso, na hora que o conteúdo que for escrito no quadro negro é apagado, esse pó acaba sendo dissipado pelo ambiente, podendo sujar móveis ou outros objetos que estejam a sua volta, além de poderem causar crises em pessoas que tenham alergias respiratórias ou problemas de pele.

Em contrapartida, os quadros brancos atuais são, em sua maioria, feitos de laminado melamínico. Esse material permite que sejam usadas canetas apagáveis, que apesar de serem mais caras do que um giz, são mais práticas e não produzem poeira. Para aqueles que não possuem muita prática, esse tipo de material ainda facilita e traz mais conforto na hora de escrever ou desenhar algo no quadro.

Por fim, o quadro branco ainda oferece mais praticidade na hora de limpar, apesar de algumas manchas podem aparecer com o passar do tempo caso ele não seja limpado de maneira correta. Outra vantagem está na em sua visualização, pois o fundo branco contrasta melhor com as cores das canetas, que são mais vivas do que as cores de giz usados no quadro negro.   

canetas de várias cores ao redor de um quadro branco

Como fazer a limpeza de um quadro branco?

Pois bem, se a sua empresa acompanha as últimas tendências do mundo corporativo, é bem provável que exista no seu estabelecimento algum quadro branco. Porém, você sabe como fazer a limpeza dele de maneira correta, de forma a aumentar a vida útil do objeto?

O ideal é que você faça a limpeza do quadro a cada um ou dois dias, não deixando que a tinta fixe no painel por muito tempo.

  • Passo 1: use primeiramente o apagador e, depois, molhe um pano limpo ou uma esponja com um produto específico para isso, como o limpador da Radex.
  • Passo 2: passe o pano por toda a superfície e, depois, passe outro pano somente com água para tirar os excessos.
  • Passo 3: seque o quadro com um pano limpo e seco.

Essas ações simples são as mais indicadas e devem ser suficientes para garantir uma vida longa para o seu quadro branco. 

Como remover manchas difíceis e permanentes do quadro branco?

Nesse caso, é preciso dedicar uma atenção extra!

  • Passo 1: antes de remover manchas insistentes, escreva sobre elas utilizando um marcador comum (tinta não permanente).
  • Passo 2: depois, passe um pano limpo ou o apagador do quadro sobre a tinta. Esse processo deve ajudar a soltar aos poucos a tinta ressecada. Repita o processo quantas vezes for necessário.
  • Passo 3: após remover o excesso, utilize um produto de limpeza para remover as manchas. Suas opções são produtos específicos para limpeza de quadros brancos, como o limpador da Radex.

Uma vez que o quadro esteja recuperado, adote o procedimento de limpá-lo frequentemente. Você terá o seu quadro em perfeitas condições por muito tempo. 

Como fazer a limpeza de um quadro negro?

A melhor maneira de apagar o conteúdo escrito com giz num quadro negro é com um apagador feito especificamente para isso. Com ele em mãos, esfregue-o de cima para baixo, para evitar que o pó do giz acabe subindo e se dissipe pelo ar.

Após encerrar todas as suas atividades no quadro negro, é recomendado usar um pano seco, limpo e sem fiapos para fazer uma última limpeza no objeto, repetindo os mesmos movimentos de cima para baixo.  

O apagador em si terá que ser limpo conforme o seu uso, para evitar que ele fique muito sujo e acabe manchando o quadro na próxima limpeza. Para isso, você pode bater um apagador no outro para remover a poeira de giz, ou então esfregar um pano molhado em água morna. Você também pode colocar óleo de limão em um pano para remover a poeira acumulada no quadro. Para isso, siga esses passos:

Passo 1: coloque duas colheres de chá de óleo de limão em um pedaço de pano.

Passo 2: dobre o pano e coloque-o em uma sacola plástica selada e aguarde um dia.

Passo 3: retire o pano da sacola e limpe o quadro com ele.

Outra forma é usar água com vinagre, mas ele deve ser branco para evitar que manchas acabem se formando no quadro.

Passo 1: adicione ½ xícara de vinagre para 4 xícaras de água morna e molhe o pano nesta mistura.

Passo 2: use o pano para limpar o quadro negro, fazendo movimentos de cima para baixo.

Passo 3: como recomendação, deixe o quadro secando em um ambiente onde circula ar.


Agora que você sabe mais sobre esse assunto, que tal conferir as opções de quadro branco na loja online da Contabilista? 

Fonte(s):

Costa Atacado e Wikihow.