Mouse vertical da Logitech ajuda a evitar tendinite

Você já ouviu falar em mouse vertical? Essa é uma das apostas da Logitech para reduzir o impacto de lesões causadas por esforços repetitivos em decorrência do uso do mouse. 

O mouse em questão é o Logitech MX Vertical, um modelo desenvolvido sob medida com o objetivo de reduzir a tensão muscular e diminuir a pressão no pulso, resultando em um número menor de lesões. Vamos conhecer mais detalhes sobre essa iniciativa e saber como o novo mouse pode ajudá-lo.

MX Vertical: uma pegada sem esforço

Grande parte das lesões que resultam em afastamentos do trabalho são causadas pela má postura ou pelo uso contínuo do computador sem descanso. É por essa razão que acessórios como suporte para monitor, apoio para os pés e descansos para os punhos são tão importantes no dia a dia.

A ideia da Logitech não descarta esses itens, mas a empresa decidiu repensar o mouse. Em vez de um modelo tradicional, a empresa desenvolveu um modelo “vertical” – e que certamente causará um pouco de espanto em um primeiro momento.

No entanto, a companhia garante que seus estudos demonstraram que esse formato de mouse não compromete a produtividade. Além disso, a empresa destaca ainda que o formato vertical reduz a tensão muscular e minimiza a pressão no pulso.

Como funciona o mouse Logitech MX Vertical

O trabalho de desenvolvimento do mouse contou com a consultoria da VSI, empresa especializada em ergonomia. O novo mouse foi testado com 52 usuários e, segundo a empresa, todos eles relataram menor desconforto no antebraço e no punho. Para permitir que os dedos descansem nos botões superiores de uma forma natural, o ângulo de inclinação do mouse é de 57 graus.

Para aqueles que estão estranhando o formato, uma boa notícia: testado por sites internacionais, como o Engadget, os analistas garantem que se acostumar com a nova posição do mouse é uma questão de alguns minutos. E, de fato, o design proposto pela Logitech é confortável.

O primeiro modelo, disponível já na Contabilista, foi desenvolvido levando-se em consideração apenas usuários destros. Ainda, segundo os testes da imprensa internacional, o mouse se saiu bem em praticamente todas as tarefas, com exceção de jogos de tiro que requeiram movimentos muito rápidos, pois para esses os mouses gamer específicos ainda apresentaram melhores resultados.

Outras especificações técnicas do mouse Logitech MX Vertical incluem ainda sensor de 4.000 DPI, com possibilidade de alterar a sensibilidade em tempo real com um botão exclusivo.

O acessório é sem fio e conta com uma bateria interna de 240 mAh. De acordo com a fabricante, uma carga completa é suficiente para até quatro meses de uso. O sistema de recarga rápida é outro ponto positivo: um minuto conectado à tomada permite armazenar energia suficiente para até três horas de uso. A conexão é feita via cabo USB – para uso e recarga – ou sem fio, via Bluetooth (somente uso).

Por fim, o mouse Logitech MX Vertical conta ainda com um aplicativo exclusivo, chamado Logitech Options. O software está disponível para Windows e macOS e permite ao usuário customizar as preferências pessoais nos botões, tais como mudança de posicionamento de comandos, variações no ponteiro e na rolagem, entre outros recursos.

Mouse Logitech MX Vertical: ficha técnica

  • Número de botões: 4
  • Sensibilidade: mínimo 400 DPI, máximo 4.000 DPI
  • Compatibilidade: Windows 7 (ou superior) e macOS X 10.13.6 (ou superior)
  • Distância sem fio: até 10 metros
  • Bateria: 240 mAh (duração de até 4 meses)
  • Peso: 135 gramas
  • Cor: preta
  • Garantia: 1 ano contra defeitos de fabricação

***

Uma boa postura no trabalho é essencial para o desenvolvimento do seu escritório. Você encontra o mouse vertical aqui na Contabilista