5 materiais básicos para um home office

Trabalhar em casa é uma realidade cada vez mais presente na vida de muitos brasileiros. Porém, diferentemente do que acontece quando estamos em um escritório, não há um almoxarifado ao qual recorrer quando acaba o papel da impressora. É preciso pensar em alguns materiais básicos para home office.

pontos positivos e negativos em trabalhar em casa – e definitivamente essa não é uma opção para todos. Porém, se por opção ou necessidade você decidiu seguir esse caminho, é preciso estar preparado para que a sua estrutura operacional seja a mais confortável possível, permitindo que você mantenha no seu trabalho o maior tempo possível.

Você já pensou em quais são esses itens básicos para home office? Nesse artigo, listamos alguns deles para você incluir no seu próximo pedido na loja de material de escritório.

1. Uma cadeira confortável

Esse deve ser o item número 1 da sua lista. Quando começamos a trabalhar em casa, é natural que não tenhamos à disposição uma cadeira tão confortável quanto aquela que tínhamos no escritório. Muitas pessoas se acomodam na mesa da cozinha ou no sofá da sala e, depois de um tempo, percebem que as costas começam a doer.

Isso ocorre porque elas utilizam cadeiras pouco ergonômicas, inadequadas para se passar o dia inteiro trabalhando. Assim, investir em um cadeira confortável e de boa qualidade é o primeiro passo para começar a sua jornada de trabalho em casa. Lembre-se: você passará oito horas ou mais sentado nela. É essencial que a cadeira escolhida seja ergonomicamente adequada para esse tipo de trabalho.

2. Uma mesa que atenda às suas necessidades

Além de uma boa cadeira, é preciso também investir em uma mesa apropriada para o seu trabalho. Não escolha a mesa apenas pelo seu visual. Há mesas caras, feitas com materiais de extrema qualidade, que podem não ser a opção mais adequada para o seu estilo de vida.

Se você faz algum tipo de trabalho manual sobre a mesa, por exemplo, escolher produtos com tampo que deixa marcas com facilidade não é uma boa ideia. Verifique ainda se você precisará de gavetas fixas ou se será melhor um gaveteiro à parte. Por fim, escolha uma mesa de um tamanho adequado ao cômodo e ao seu tipo de trabalho. Isso inclui tanto mesas simples quanto conjuntos em “L”.

3. Um notebook com softwares atualizados

Pode até ser que aquele seu PC antigo, parado em casa, dê conta do recado nos primeiros dias de trabalho para quebrar um galho. Porém, essa nem de longe é a situação ideal. Procurar um notebook novo, com uma configuração que atenda às suas necessidades, e com softwares atualizados deve estar na sua lista de prioridades.

materiais para home office

Máquinas lentas e desatualizadas farão com que você perca tempo no seu trabalho. Além disso, computadores com softwares desatualizados estão mais sujeitos a pegar vírus e malwares. Para começar as coisas de uma forma organizada, portanto, nada melhor do que investir em uma máquina eficiente e livre de problemas.

4. Gaveteiros e armários

Deixar itens sobre a mesa, só se você os estiver utilizando naquele momento. Senão, o melhor a se fazer é deixá-los guardados em seus devidos lugares. Para isso, você precisará de um gaveteiro ou de um armário. Ambos os móveis são perfeitos para você organizar os seus materiais.

Há vários estudos que mostram que trabalhar em uma mesa mais limpa torna as pessoas mais produtivas. Além disso, papéis podem facilmente se perder se ficarem espalhados sobre a mesa. Utilize pastas e caixas organizadoras acondicionadas em gavetas e armários para manter tudo conservado.

5. Materiais de escritório essenciais

Com os quatro itens acima já dá para começar a trabalhar em casa com muito mais tranquilidade. Porém, é importante que você não se esqueça que precisará de alguns suprimentos extras para manter toda essa estrutura funcionando. Sendo assim, tome nota de mais alguns itens que devem estar na sua lista de compras.

Caneta, lápis, borracha, clipes de papel, grampeador, marca-texto, papel sulfite, cartucho para a sua impressora, além de algumas pastas e caixas organizadoras. Tenha material suficiente para trabalhar em casa por pelo menos dois meses. Já pensou que chato ter que parar tudo o que está fazendo para sair e comprar um clipe de papel? Faça a lista do que precisará e organize-se para pedir tudo de uma só vez.