5 habilidades primordiais para todo profissional

Não importa qual é a sua área de trabalho. Certas regras de conduta e valores devem estar presentes no seu dia a dia se você almeja se tornar um profissional de destaque na carreira em que atua. Entre as principais habilidades de grandes profissionais, muitas são comuns a todos eles. Seja você um engenheiro, um médico ou um cineasta, há diversos aspectos nos quais é possível investir para obter melhores resultados.

Obviamente, essa lista poderia ser muito maior do que a que vamos apresentar aqui. No entanto, procure manter o foco e pensar que conseguir um nível de excelência nesses cinco quesitos já significa andar uma boa parte do caminho rumo ao sucesso. Quais dessas habilidades você precisa trabalhar mais?

1. Integridade

A primeira habilidade ou valor que você precisa desenvolver é a da integridade. A integridade em uma profissão é tão importante que deveria ser considerada uma regra, e não a exceção. Infelizmente, sabemos que muitas vezes no mundo dos negócios as coisas não funcionam dessa maneira e alguns se deixam seduzir por “atalhos” e caminhos cuja ética é bastante duvidosa.

Por integridade, entendemos que você precisa ser honesto com os outros e consigo mesmo. Isso significa informar sobre a capacidade (ou não) de cumprir uma tarefa em um determinado prazo, aplicar os feedbacks que você ouviu dos seus gestores (ou ao menos refletir sobre eles) e ter um planejamento com relação às tarefas que você precisa cumprir diariamente.

2. Flexibilidade/Resiliência

Vivemos em um mundo em constante mudança. A ferramenta que você utiliza para trabalhar hoje pode ser descartada daqui a dois anos. As pessoas mudam de opinião, os valores se transformam e mesmo as profissões mudam o seu foco – ou deixam de existir. Assim, se prender a uma única tarefa, por exemplo, pode ser a pior das escolhas em termos de empregabilidade.

Dessa forma, é preciso ser flexível para aceitar – ou pelo menos entender – o que é novo. Pode ser que o método tradicional com o qual você esteja acostumado seja melhor e mais interessante para você, mas muitas vezes o mercado vai em outra direção. É preciso saber se adaptar quando necessário, sob o risco de “parar no tempo” e não conseguir mais evoluir ou ficar muito para trás.

3. Iniciativa/Proatividade

Não espere as coisas acontecerem, faça com que elas aconteçam. Obviamente, nem sempre tudo está ao nosso alcance e muitas decisões não dependem única e exclusivamente da gente. Contudo, uma boa dose de iniciativa pode ser mais do que suficiente para alavancar um projeto ou transformar a sua posição dentro da empresa.

Se você tem uma ideia para uma metodologia nova, por exemplo, e pode colocar em prática em caráter experimental sem que isso comprometa os resultados, vá em frente. O medo de errar não pode ser um impeditivo para que você deixe de fazer algo. Muitas vezes, melhor do que apenas reclamar que as coisas não estão boas é arregaçar as mangas e fazer a sua parte para torná-las melhores.

4. Empatia

Em tempos em que os posicionamentos ideológicos estão cada vez mais acirrados, ter empatia se torna um diferencial e tanto para qualquer um que queira crescer. Por empatia, entenda “conseguir se colocar no lugar do outro”. Ou seja, você precisa entender porque alguém que pensa diferente de você toma determinadas decisões – e que isso na maioria das vezes não é algo ruim.

As pessoas têm motivações distintas e para quem trabalha na área comercial, por exemplo, compreender porque um consumidor escolhe um produto em detrimento de outro é fundamental. Você não deve fechar os olhos e negar aqueles que são opostos a você, mas sim compreendê-los e descobrir de que maneira pode ajudá-los.

5. Visão do negócio

Você e sua empresa caminham na mesma direção? É importante deixar claro que essa não é uma condição, mas sim uma característica. Há muitas pessoas que trabalham para empresas cujas posições divergem dos seus valores pessoais, mas se sentem confortáveis com isso. O ponto é: você precisa se sentir bem com você mesmo em relação àquilo que está fazendo.

Por isso, é importante conhecer a visão do negócio de sua empresa para garantir um certo alinhamento. De nada adianta você tentar fazer as coisas “do seu jeito” se a sua companhia não concorda com essa postura. É preciso que haja sinergia entre vocês, mas principalmente, que tanto um quanto o outro estejam caminhando sempre na mesma direção. Seja o melhor de você, seja um líder!