O que é gestão da cadeia de suprimentos?

Como a sua empresa lida com a cadeia de suprimentos? Desde a compra de materiais de escritório até a reposição do estoque da sua companhia, todos esses itens são contemplados pela cadeia de suprimentos.

Conhecer mais detalhes sobre a maneira como os produtos entram e saem da sua companhia, seja para usufruto, para transformação ou para revenda, é essencial para o funcionamento de um negócio. Nesse artigo vamos entender melhor o que é e como gerir uma cadeia de suprimentos.

O que é cadeia de suprimentos?

Supply chain ou cadeia de suprimentos é o nome que se dá a todo o processo transacional de mercadorias ou matéria-prima para uma empresa. Isso inclui a compra, o armazenamento, a embalagem, o transporte e a distribuição até o consumidor final ou ao varejista.

Para que não haja falhas nesse processo, é preciso que a gestão da cadeia de suprimentos siga rígidos padrões de qualidade. O planejamento da logística bem como o cumprimento de prazos por parte dos fornecedores e transportadores é essencial para que nenhuma das partes seja afetada. 

Um simples atraso pode resultar em uma “bola de neve”,  fazendo que todos os elementos da cadeia sejam prejudicados. Assim, para que uma companhia possa se tornar competitiva, o gerenciamento da cadeia de suprimentos deve estar sempre em sua lista de prioridades.

Qual a importância da gestão da cadeia de suprimentos?

Toda empresa trabalha com o objetivo de reduzir os seus custos e aumentar o lucratividade. Para isso, é necessário cumprir os prazos estabelecidos e garantir que os clientes estejam sempre satisfeitos. Nada disso é possível se não houver uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos.

Ao adotar medidas logísticas racionais, as empresas passam a gastar menos para fazer um número maior de entregas. Por exemplo, vamos levar em consideração a questão do transporte: é muito mais barato reunir várias encomendas em uma única entrega durante a semana do que fracioná-la em várias entregas. 

Além da redução dos custos com transporte há ainda redução no tempo gasto em deslocamento – e consequente de mão de obra de funcionários. Portanto, planejar as entregas para que elas sigam um roteiro lógico e ordenado é uma das formas de se dar atenção à cadeia de suprimentos.

Além disso, é fundamental que os prazos acordados sejam cumpridos. Se um fornecedor leva três dias para entregar uma mercadoria em sua empresa e você leva outros três dias para fazê-la chegar ao cliente, isso significa que em menos de seis dias não será possível realizar a entrega.

Qualquer atraso do fornecedor implicará em atraso na entrega do produto para o consumidor final. Insatisfeito, ele pode cancelar o pedido e sua empresa, ainda que não precise enviar a mercadoria, terá despesas adicionais de transporte, isso sem falar no dano à imagem e no possível cliente perdido.

Como fazer a gestão da cadeia de suprimentos?

Pois bem, agora que você já sabe o que é a cadeia de suprimentos e como ela é importante para qualquer empresa, é hora de aprender algumas dicas de como fazer uma gestão eficiente, minimizando problemas e aumentando a agilidade em todas as etapas. Aqui vão algumas dicas para melhorar esses processos.

1. Faça um mapeamento completo

Todos os processos precisam ser devidamente mapeados. Sua empresa deve saber as datas previstas de entrada e saída, os custos envolvidos em cada operação bem como as rotas de distribuição. Além disso, é importante ter alternativas a elas que possam ser acionadas imediatamente caso as vias principais falhem ou estejam comprometidas.

2. Trabalhe na integração entre equipes

A cadeia de suprimentos muitas vezes envolve diversos setores da empresa. Se os responsáveis pelo estoque forem ágeis, mas os repositores não forem, sua loja corre o risco de ficar desabastecida do mesmo jeito. Portanto, utilizar sistemas em comum nos quais seja possível aos gestores ter uma visão do todo é bastante benéfico. As equipes devem trabalhar de forma integrada, com ciência das limitações e virtudes de cada uma das áreas.

3. Prepare-se para as sazonalidades

Na maioria das áreas é possível prever uma espécie de “padrão de operação” de acordo com as épocas do ano. Falando do comércio, as vendas tendem a aumentar em épocas festivas, como em finais de ano, e diminuir em meses sem datas especiais, como em janeiro. Baseado nessas informações é possível se antecipar e preparar seu estoque ou sua equipe de entregas para momentos de maior demanda.

A sua empresa atua diretamente com sistemas de gestão de cadeia de suprimentos? Se a resposta foi positiva, então você já sabe da importância dela no funcionamento de uma companhia. Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a se organizar melhor e a reduzir custos operacionais, gerando mais oportunidades de negócio.

***

Você encontra os melhores suprimentos para o seu escritório na Contabilista, conheça a nossa loja online ou venha até uma de nossas unidades físicas.