5 formas de criar um bom ambiente de trabalho na empresa

Quais são as melhores formas de criar um bom ambiente de trabalho em uma empresa? Não existe uma receita de bolo que determine como as coisas devem ser, mas existem maneiras que se mostram mais bem-sucedidas do que outras.

Criar um bom ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso de uma companhia. Quando os colaboradores gostam de desempenhar as suas funções no local em que trabalham, a tendência é que eles se sintam mais motivados e sejam mais produtivos. Além disso, o índice de faltas por motivos de doença também é reduzido.

Entretanto, se não há mágica, qual é o segredo para criar ambientes de trabalho saudáveis? Nesse artigo, listamos cinco dicas que você pode seguir na sua companhia para tornar a rotina de trabalho um momento mais alegre e descontraído:

1. Seja transparente

O primeiro passo para criar um bom ambiente de trabalho é ser transparente em suas ações. Quando os colaboradores não sabem exatamente o que está acontecendo, os boatos e as conversas de corredor acabam virando a versão “oficial” e isso acaba minando a credibilidade dos gestores.

Em alguns momentos, você terá que dar notícias ruins aos seus funcionários. Seja honesto e relate tudo aquilo que precisa ser dito. Não faça promessas que não são possíveis de serem cumpridas e não tente pintar um cenário que não corresponde à realidade. Por mais que as pessoas pareçam entender seu discurso, no fundo elas saberão se as coisas estão indo bem ou não.

2. Estimule a criatividade e dê liberdade para a execução

O que uma empresa e um gestor precisam fornecer aos seus colaboradores são os meios para execução de uma tarefa. A maneira como ela será executada nem sempre é relevante, desde que os objetivos sejam alcançados e os princípios éticos sejam respeitados. Porém, alguns executivos gostam de burocratizar os processos, exigindo atenção aos mínimos detalhes.

Basicamente, o que você precisa fazer é sair do caminho e deixar que as tarefas sejam executadas, com o mínimo de interferência administrativa. É preciso confiar nos seus colaboradores. Se eles foram contratados para desempenhar uma determinada função, é sinal que eles têm competência comprovada naquela área.

3. Comemore as metas alcançadas

Algumas empresas olham para os seus funcionários como meros executores de uma obrigação. Quando uma meta é proposta, o simples fato de atingi-la merece uma comemoração. Não trate essa como uma obrigação dos colaboradores, pois certamente eles suaram bastante para que determinados índices possam ser atingidos.

Você não precisa dar uma festa ou promover um happy hour toda vez que isso acontece, mas pequenos gestos fazem diferença. O simples fato de presentear os funcionários com uma caixa de bombons ou um bom vinho já é um atitude que demonstra um interesse genuíno em agradecer pela conquista alcançada.

4. Trate todos com respeito

Alguns líderes gostam de impor seus pensamentos pela força e, para isso, utilizam de formas pouco elegantes no trato com os colegas de trabalho. Falar alto, gritar, ser irônico ou, até mesmo, ofensivo, são comportamentos que não condizem com um ambiente de trabalho saudável.

Se você precisar chamar a atenção de sua equipe, faça-o, mas de forma cortês e respeitosa. Se a crítica for direta para um funcionário, chame-o em particular e converse com ele, evitando expor o colega perante os demais em situações que podem ser vexatórias. Respeite para ser respeitado e valorize esse tipo de comportamento.

5. Ouça seus colegas: nem sempre você tem razão

Saber ouvir opiniões diferentes das suas é fundamental para estabelecer um diálogo saudável entre todos. Se a sua ideia não for a melhor, não é motivo algum de vergonha adotar a ideia de um colega, deixando claro quem foi que propôs uma determinada solução.

Uma equipe é composta de várias pessoas trabalhando em prol de um objetivo comum e não de pessoas trabalhando para seguir apenas aquilo que você fala. Ter empatia significa saber se colocar no lugar do outro e admitir que muitas vezes você não está certo.