É possível aprender brincando? 5 dicas para ajudar o seu filho no aprendizado

“Aprender brincando”. Certamente você já deve ter ouvido essa expressão em algum lugar. O que talvez você não saiba é que esse conceito nunca esteve tão em evidência quanto na última década.

Especialmente por conta dos avanços da tecnologia, as crianças da atual geração, nasceram em um mundo conectado, em que os smartphones e a internet são uma realidade em grande parte dos lares. 

Por essa razão, aquelas aulas apenas expositivas que tínhamos no passado nem sempre são a melhor solução para impactar as crianças, segundo os especialistas. Eles defendem que o aprendizado passe por experiências e aprender brincando é uma dessas maneiras.

1. Incentive a criatividade

Realizar atividades manuais é um das formas de estimular as crianças a serem criativas. Hoje, boa parte delas passa muito tempo diante da TV, do tablet ou do computador e acabam privadas do contato com outros materiais do dia a dia.

Por exemplo, um simples clipe de papel pode servir para a criação de uma escultura de metal, pode se tornar um anzol ou um puxador de zíper. Deixá-las explorar todas as possibilidades que as brincadeiras manuais proporcionam é bastante enriquecedor, algo que não se aprende nos livros ou com o ensino formal.

2. Desenvolva o senso artístico

Permitir que a criança tenha em mãos materiais adequados para brincadeiras é também uma forma de estimular o desenvolvimento. Materiais de papelaria, como papeis coloridos, canetinhas, giz de cera e tintas, por exemplo, são excelentes maneiras de dar liberdade a elas.

Lembre-se que tudo pode ser transformado em uma grande brincadeira. Elas podem ser desafiadas a desenharem alguma coisa ou ainda podem criar o que vier à mente delas. O mais importante é que elas tenham um espaço adequado e tempo para se dedicarem a essas atividades.

3. Propicie o desenvolvimento da coordenação motora

As brincadeiras sugeridas às crianças também devem envolver momentos em que elas possam correr, pular e se sentar ao chão. Alguns pais têm receio de que elas sujem as roupas por conta disso, mas trata-se de um cuidado extremo e que mais prejudica do que auxilia o desenvolvimento.

Lembre-se de que essa é uma fase na qual deve ser dada a elas a oportunidade de explorar todas as possibilidades, especialmente no que diz respeito à interação com a natureza. O desenvolvimento da coordenação motora passa pela “tentativa e erro”, ou seja, pelo certo e errado que elas aprendem fazendo.

4. Permita que ela conheça diferentes esportes

Futebol, basquete, vôlei, handebol, natação e atletismo. Em linhas gerais, esses são os esportes com os quais a maioria das crianças têm contato, seja na escola ou em atividades realizadas nas horas de lazer. Porém, há dezenas de outros esportes a serem explorados que podem ampliar os horizontes para elas.

Permitir que elas conheçam as regras de outras modalidades e permitir que elas vivenciem essas experiências é algo que pode marcá-las positivamente para sempre. Pesquise por atividades como tapembol, badminton, tênis ou corfebol. Embora pouco praticadas, essas modalidades são muito divertidas e podem estimular a criança a pensar além daquilo que é comum ao ambiente escolar.

5. Estimule o contato com a natureza

Por último, mas não menos importante, é preciso estimular as crianças a terem contato com a natureza. Atividades ao ar livre, além de fazerem bem para a saúde, muitas vezes não requerem nenhum tipo de gasto. As crianças são capazes de se divertir com qualquer coisa.

Aproveite a oportunidade também para estimular nelas a sociabilidade. Ao conversarem com outras crianças da mesma idade, especialmente aquelas com gostos diferentes, elas aprendem a entender e respeitar as diferenças, desenvolvendo a empatia.

***

Para aprimorar as atividades das crianças, elas precisam dos melhores produtos de papelaria. Você os encontra na Contabilista.