05 dicas para melhorar seu fluxo de caixa

No mundo empresarial, o controle do fluxo de caixa é uma ação fundamental para a estabilidade do seu negócio. Esse conceito nada mais é do que o monitoramento da entrada e saída de dinheiro do caixa da empresa. 

O equilíbrio dessa balança entre gastos e lucros determinará o bom funcionamento do seu negócio, devendo ser prioridade o monitoramento de cada valor adquirido ou subtraído, mesmo que seja uma pequena quantia. A não realização do controle de receitas da companhia poderá ocasionar um “furo” de caixa, situação em que a empresa deve mais do que lucra.

O empresário deve estar preparado não somente para o acompanhamento do fluxo de caixa em tempo real, mas também pensando nas transações futuras. O planejamento a longo prazo fará com que se crie uma margem sustentável de gastos, evitando que despesas extras façam a empresa entrar no saldo negativo. 

Ações que contribuem para melhorar o fluxo de caixa

Manter uma gestão financeira organizada fará com que seu fluxo de caixa seja sustentável e que a empresa cresça sem riscos. A seguir apresentaremos algumas dicas de como manter o funcionamento de seu empreendimento viável e estar sempre com saldo positivo em caixa.

1. Controle diariamente todas as entradas e saídas

Sabe aquele valor insignificante que você pensa “nem precisa anotar isso, não fará falta”? Anote. Qualquer gasto, mesmo que mínimo deve ser registrado no controle de entrada e saída da empresa. Não registrar alguns pequenos saldos pode causar o caos nas finanças e afundar sua empresa em dívidas. 

Comece a adotar métodos de controle diário do fluxo de caixa. Tal acompanhamento, quando se tornar habitual, fará com que evite surpresas negativas no financeiro da companhia, possibilitando também a criação de uma reserva contra imprevistos. 

2. Registre exatamente tudo

Registre tudo. Um cliente teve um imprevisto e pagou a menos neste mês? Registre. A matéria-prima subiu de preço? Anote. Não deixe de gravar nenhuma informação, pois cada valor que difere do planejado impactará nas despesas da empresa no final do mês. 

Cada movimentação financeira que você deixa de registrar, é uma informação em falta que pode afundar sua empresa. Já pensou numa situação que você teve que repor um computador que estragou, porém não anotou o gasto e o saldo no caixa estava limitado. Na hora de realizar o gasto fixo da empresa, faltará aquele valor não anotado, o que ocasionará um buraco no caixa da empresa, e em casos mais graves, a companhia poderá vir à falência.

3. Compreenda as dificuldades econômicas dos clientes e fornecedores

A economia, que já estava abalada há alguns anos, deu uma decaída com o decorrer da pandemia da Covid-19. As dificuldades e inadimplências aumentaram consideravelmente e os empresários estão procurando alternativas para contornar a crise.

Neste momento de dificuldade, é importante que haja um relacionamento saudável com clientes e fornecedores, proporcionando alianças e ajudas mútuas para a solução dos problemas atuais. 

Tal parceria fará com que ambos os negócios se mantenham, o que é interessante para todas as partes, pois sem a contribuição de uma companhia, a cadeia de suprimentos ficará desfalcada e falha. 

4. Analise o poder de crédito do cliente

Já ouviu aquele ditado “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Leve este provérbio em consideração quando se trata dos negócios da empresa. Avalie se o cliente consegue pagar a quantia de produto que está disposto a comprar de você. 

Na hora de realizar a venda, é comum querer vender o máximo possível, no entanto a venda só será lucrativa se o cliente pagar. Analise a capacidade de o cliente arcar com o valor total da compra para evitar que sua empresa fique negativada por inadimplência de parceiros.

5. Não deixe de cobrar inadimplentes

Cobrar é sempre a hora mais desconfortável da venda, porém necessário. É preciso agir com profissionalismo e eficiência para garantir que sua empresa se mantenha sustentável financeiramente. 

Com o declínio da economia, surgiram muitos inadimplentes temporários devido ao momento em que estão passando. Entretanto, é necessário realizar o contato e o processo de cobrança o quanto antes. Deixar esse prazo se estender diminui significativamente a chance do débito da dívida.

Uma alternativa é procurar por empresas especializadas em cobrança. Com experiência no setor, a companhia é capaz de oferecer melhores opções de crédito ao cliente, evitando desgastes e recuperando a estabilidade do fluxo de caixa de ambos os envolvidos.

Benefícios que essas ações podem trazer a curto e longo prazo para empresa

Vimos como a organização e registro de todas as informações contribuem para uma educação financeira de qualidade em sua empresa. Manter tudo dentro do controle proporciona a saúde financeira do seu empreendimento e evita surpresas com gastos não tabelados que podem ocasionar até a falência da companhia.

Seguindo todas as ações para uma boa sustentabilidade do fluxo de caixa, é hora de botar em prática. Pegue a calculadora e passe a somar tudo que entra e sai da empresa. Atualmente há softwares como o Microsoft Office, disponível para computadores, que auxiliam no tabelamento destas informações, permitindo um acompanhamento fiel a cada movimentação no caixa.