4 dicas para economizar em material escolar

O período de Volta às Aulas é geralmente complicado para os pais. O início do ano é marcado por muitos gastos extras, como o pagamento de IPVA e IPTU, além das despesas relacionadas ao Carnaval. Como se isso não bastasse, é também hora de comprar o material escolar das crianças e sem pesquisar muito bem você pode acabar gastando mais do que deveria.

Sendo assim, boas dicas para economizar em material escolar são sempre bem-vindas, não é mesmo? Nesse artigo, listamos cinco dicas imperdíveis para serem observadas na hora da compra do material escolar e que podem representar a economia de alguns preciosos reais. Não se trata de deixar de comprar alguma coisa, mas sim de encontrar alternativas mais interessantes para gastar menos e aliviar o impacto no bolso nesse começo de ano.

1. Pesquise bastante

Não tem jeito. Quando chega essa época do ano, em praticamente todos os lugares o preço do material escolar sobe. Isso acontece por conta da alta demanda e como essa é uma das leis do mercado, quanto maior a procura, maior a tendência de que os preços fiquem um pouco acima da média no restante do ano. Felizmente não são todas as lojas que seguem à risca essa regra.

Por isso, é fundamental pesquisar o preço de cada item em mais de um lugar e não sair comprando o produto na primeira oportunidade que aparece. Use a internet com uma ferramenta a seu favor para simular o preço da lista de compras em vários lugares. Um levantamento feito pelo Procon constatou diferenças de preço de até 457% em alguns casos.

Fato também constatado pela Contabilista, como você pode ver no vídeo abaixo:

2. Compras coletivas podem ser um bom caminho

Algumas lojas costumam oferecer descontos para clientes que comprarem em maiores quantidades. Mesmo nas compras pela internet, alguns itens podem sair com frete grátis se você conseguir centralizar todas as aquisições em um só lugar. De qualquer forma, esse é mais um elemento de barganha que você pode ter na hora da negociação.

Converse com os pais dos colegas do seu filho, se possível, e tentem negociar compras conjuntas em uma mesma loja. Em muitos casos é possível reduzir significativamente os valores de certos itens, pois para o lojista pode valer a pena vender um volume maior, ainda que com um preço ligeiramente mais baixo.

Por exemplo, nas compras acima de R$ 150 na Contabilista em 2018 você concorre a prêmios. Corra porque o sorteio será no próximo dia 21 de fevereiro.

3. Cheque o material escolar do ano passado

Algumas escolas criam listas imensas de material escolar e muitas vezes pedem itens que acabam não sendo aproveitados ao longo do ano. Sendo assim, é importante dar uma olhada no material que sobrou do ano passado. Itens como lápis de cor, borrachas e canetas, por exemplo, podem muito bem ser usados de um ano para outro.

Aqui é também uma boa oportunidade de você mostrar para o seu filho a importância do consumo consciente. Itens escolares não devem ser descartados pelo simples fato de estarem “velhos”. Muitas vezes, é possível passar dois ou três anos com certos itens do material sem que isso impacte de forma alguma nos estudos. Nessas horas é preciso ser racional.

4. Compre com antecedência

Para 2018 será difícil seguir essa recomendação, mas para 2019 você já poderá estar preparado. Uma das boas maneiras de economizar na compra do material escolar é comprando antecipadamente. Em geral, as escolas divulgam as listas de materiais para o ano letivo nos meses de outubro e novembro.

Se você conseguir fazer as compras antes do ano acabar, além de não acumular mais despesas para uma época do ano que tem muitas cobranças extras, também pode garantir preços mais baixos, antes que as novas peças da temporada de compra de material escolar cheguem às lojas. Planejamento é fundamental para gastar menos.