5 dicas para escolher a melhor caixa organizadora para o seu escritório

Organização. Se essa ainda não é, deveria ser uma palavra-chave no seu escritório. Deixar cada coisa no seu devido lugar ajuda não só a limpar a mesa como também uma forma de tornar você e sua equipe mais produtivos. Um dos itens ao qual recorremos com muita frequência na hora de arrumar a bagunça são as caixas organizadoras. Mas você sabe como escolher a melhor caixa organizadora para as suas necessidades?

Existem opções para todos os gostos no mercado, mas algumas delas podem ser mais interessantes do que outras na hora de ajeitar as coisas no escritório. Nesse artigo, falaremos sobre cinco dicas para que você possa renovar o seu ambiente, deixando-o mais bonito e menos bagunçado. Sua produtividade só vai agradecer!

Quantidade ou qualidade: fique de olho nas duas coisas

Não se trata de comprar um caixa grande para esconder as coisas ou de comprar várias menores e de qualidade inferior porque elas são mais baratas. É preciso levar em consideração o que será guardado dentro da caixa e em quais locais elas ficarão armazenadas. Além disso, algumas delas precisam estar acessíveis e não escondidas de forma a requerer muito trabalho para se encontrar um item.

Por isso, o primeiro ponto a ser observado é: onde essas caixas ficarão. Você vai precisar de um armário apropriado para guarda-las – e as caixas devem ter dimensões que sejam compatíveis com ele. Quanto ao material ele também varia: as mais resistentes e bonitas podem funcionar também como objetos decorativos enquanto as mais simples são mais indicadas para os chamados “arquivos-mortos”.

Aposte nas cores para organização

Outra maneira interessante de ordenar os itens é por meio de cores. Comprar diversas pastas da mesma cor, por exemplo, pode tornar as coisas mais confusas na hora de tentar encontrar um item. Por outro lado, caixas de mesma cor, mas com etiquetas organizadoras são perfeitas para grupos de documentos similares.

O importante aqui é encontrar uma lógica de ordenação. De alguma maneira, você deve bater o olho e em questão de segundos ser capaz de identificar que tipo de itens estão ali dentro. Em escritórios maiores, você pode padronizar setores inteiros dessa forma, facilitando o acesso à informação.

Caixas transparentes: ideais para objetos "identificáveis"

Outra possibilidade interessante para uma loja ou escritório é a utilização de caixas transparentes para guardar os objetos. Elas podem não ser as melhores opções se você está pensando nas caixas com fins estéticos, mas são perfeitas para localizar peças, por exemplo, sem que seja preciso abrir cada uma delas.

Caixas como essas são muito usadas em lojas e oficinas, locais onde há a necessidade de se guardar vários itens iguais ou similares sempre agrupados. Importante: não é porque eles estão dentro de uma caixa que você não precisa organizar as coisas lá dentro. Lembre-se: você não está escondendo a sua bagunça, você está organizando os seus objetos.

Caixas de papel ou madeira: qual escolher?

Tudo depende do local em que as caixas ficarão armazenadas. As caixas de papel, obviamente, são menos resistentes, mas custam menos e existem em uma variedade muito maior de cores e de tamanhos. Entretanto, em ambiente onde há muita umidade, elas podem não ser a melhor das alternativas.

Já as caixas de madeiras são mais resistentes e podem servir na maioria das vezes como objetos de decoração. Entretanto, elas custam um pouco mais caro e estão disponíveis em menos tamanhos. Se você precisar mover várias delas de um lado para outro também vai ficar um pouco mais pesado para carregá-las.

Cuide muito bem da limpeza dos locais onde essas caixas serão armazenadas: traças e cupins, por exemplo, podem ser uma ameaça a tudo aquilo que você guardou.

Caixas de plástico: alternativa em prol da conservação

Por fim, temos também as caixas organizadoras de plástico como alternativa para armazenmento de itens que requerem conservação. Isso inclui alimentos, medicamentos ou componentes que não possam ficar expostos a ambientes em que sofram oxidação, como pregos ou parafusos.

Se as caixas de madeira podem inchar com a umidade e as caixas de papel podem se rasgar, as caixas de plástico estão imunes a esse mal. Além disso, elas também são mais fáceis de serem limpas e muitas delas possuem pontos de ventilação, o que evita que os itens guardados mofem ou fiquem ressecados.