5 riscos de instalar um software pirata

Desde que os softwares se tornaram populares sempre houve tentativas de criar versões piratas de cada um deles. No entanto, diferentemente da economia que muitos pensam estar fazendo, o uso de software original pode evitar muitas dores de cabeça.

Quando se trata de uso empresarial não é conveniente arriscar. Uma eventual fiscalização pode resultar em multas para a sua empresa. Ainda pior: submeter seus dados e as informações dos seus clientes a programas de origem duvidosa pode resultar em problemas ainda mais graves.

Por isso, é importante que você tenha em suas máquinas uma proteção antivírus e recorre sempre a softwares originais. Aqui estão 5 razões pelas quais você deve evitar a utilização de programas pirateados.

1. Sua empresa pode ser multada

De acordo com a Lei 9.610/1998, empresas que forem flagradas utilizando software pirata pela fiscalização – ou por denúncias – podem ser multadas em até 10 vezes o valor original do software. Por exemplo, se falamos de um programa que custa R$ 300, a multa poderá chegar a até R$ 3 mil.

Além disso, há o custo imensurável de arranhar a imagem da sua empresa. Certamente não é uma boa propaganda para o seu negócio que os seus colaboradores, clientes e fornecedores saibam que a companhia foi multada por fazer esse tipo de falsa economia.

2. Você não terá suporte técnico em caso de problemas

Quando instalamos um software, seja ele qual for, sem conhecer exatamente a sua origem não temos a quem reclamar em caso de algum problema. Sustentar todo o trabalho da sua empresa sobre um programa que não tem suporte técnico pode significar ter que parar sua produção da noite para o dia por simples erros.

risco de programa pirata

Muitas desenvolvedoras tentam rastrear softwares piratas e liberaram atualizações para impedir o seu funcionamento. Sem o usuário saber, ao utilizar o produto em questão online, pode receber mensagens de aviso ou mesmo ver certos recursos ficarem indisponíveis.

3. Risco de infectar sua rede com vírus e malwares

Quando instalamos softwares piratas não temos como ter certeza sobre o grau de comprometimento dos arquivos que estão no pacote. Muitas pessoas mal-intencionadas costumam incluir malwares em arquivos de instalação de softwares piratas.

Quando o usuário ativa o aplicativo não percebe que, em segundo plano, softwares maliciosos tentam capturar dados sensíveis ou até mesmo usar a capacidade de processamento da sua máquina para outras tarefas. Manter um software de proteção, como o Norton Antivírus, é essencial.

4. Desempenho abaixo do esperado

Para que possam ser pirateados, alguns softwares são “podados”, ou seja, perdem alguns recursos. Sendo assim, o que o usuário instala em sua máquina é uma versão mal otimizada do aplicativo, com recursos a menos e sem possibilidade de atualização.

riscos de usar programas pirateados

Essas características fazem com que o desempenho em algumas máquinas seja abaixo do esperado. Sem entender o motivo, o usuário vê o seu computador apresentar travamentos, lentidão e problemas em outros softwares. E pior: sem ter a quem recorrer para resolver a situação.

5. Risco de expor os dados dos seus clientes

Ainda pior são as perspectivas de quem utiliza softwares piratas para trabalhar com dados dos usuários. Esses softwares em geral costumam ter brechas de segurança, que podem ser acessadas por invasores em busca de dados para cometer fraudes.

Uma vez que a sua base de dados seja comprometida, os custos em termos de danos à sua imagem ou mesmo com especialistas em segurança para resolver o problema podem ser astronômicos. Por essa razão, esse é um risco que não vale a pena correr: da noite para o dia você pode comprometer todo seu patrimônio, colocando em risco até mesmo a existência futura da companhia. 

*****

Como apresentado acima, utilizar software pirata pode acarretar em diversos riscos. A Contabilista está sempre à disposição para ajudar você e seu escritório. Acesse o nosso site e confira todos os nossos produtos.