Compras para empresas: veja como a Contabilista pode ajudar

O que você faria para ganhar tempo e tornar o processo de compra de material de escritório mais ágil em sua empresa? Existem diversas soluções com essa premissa no mercado, mas poucas são tão úteis quanto o sistema de compras empresarial.

Trata-se de um plataforma disponibilizada pela Contabilista que pode impactar positivamente nas finanças da sua companhia. Além disso ela permite que a sua empresa não comprometa um fator precioso que por vezes é negligenciado: o tempo.

Sistema Webconta: como ele funciona?

Disponibilizado pela Contabilista, o maior impacto que o sistema Webconta tem na rotina das empresas é o fato de permitir que elas ganhem tempo – o que eventualmente se converte em economia financeira.

A partir de uma lista prévia, a empresa fecha um contrato com a Contabilista pelo período mínimo de um ano. Uma vez que os valores dos itens tenham sido negociados, eles serão mantidos durante toda a vigência do contrato.

O primeiro ganho perceptível é justamente na agilidade para fazer pedidos: em vez de cotar os mesmos itens mês a mês, a empresa passa a se basear em uma cotação fixa durante um prazo determinado, dispensando esse tipo de trabalho nos meses seguintes.

Facilitador para gestão de compras

Além de dispensar negociações mês a mês, outra vantagem é a possibilidade de descentralizar a compra dos suprimentos, deixando para a área de compras apenas a gestão estratégica, não a operação em si. A empresa pode cadastrar filiais e/ou centros de custo para que os próprios colaboradores façam seus pedidos online. O gestor de compras poderá definir o orçamento de cada área, limitar os itens e categorias que cada um pode comprar e definir aprovadores para esses pedidos. A operação passa a ser realizada pelos usuários e a área de compras faz o acompanhamentos, aprovações e análises de relatórios para identificar se ajustes precisam ser feitos.

Os usuários fazem o acompanhamento de seus pedidos diretamente na Webconta.

O gestor da conta tem acesso a relatórios gerenciais, podendo analisar a compra de todo o grupo, ou de usuários específicos. Pode também analisar produto a produto ou categorias como um todo.

Foco na economia mais significativa

Convenhamos, nenhuma empresa é montada em cima de compras de material de escritório, não é mesmo? Embora essa seja uma atividade importante, ela não é e nem deve ser a principal ocupação do seu departamento de compras.

Ao negociar melhores condições na aquisição de matérias-primas, por exemplo, uma indústria consegue obter economias muito mais significativas e que têm maior impacto na lucratividade. Portanto, não se trata de deixar o tema em segundo plano, mas sim de dispender menos tempo em função dele.

Portanto, aproveitar essa oportunidade pode impactar de forma bastante significativa no tempo gasto pelos seus profissionais e, em menor escala, também na redução dos custos operacionais. 

Planejamento: palavra-chave para compras bem-sucedidas

Todas as empresas que adotam metodologias como um sistema de compras empresarial têm algo em comum: planejamento. Em outras palavras, isso significa que no início do ano elas já têm uma previsão concreta de quanto gastarão ao longo dos meses seguintes.

Como resultado disso, aumentam as chances de sucesso. Some isso ao menor tempo dispendido em atividades rotineiras e o resultado é uma maior competitividade no mercado. Com menos mão de obra passa a ser possível fazer mais e em menos tempo.

Portanto, se o mundo das compras online ainda não é uma realidade para a sua companhia, consulte-nos e veja quais possibilidades temos a oferecer. Há grandes chances de que você possa ganhar tempo e economizar sem deixar de lado a compra de material de escritório de qualidade.