Como organizar um escritório pequeno?

Para o empreendedor que está começando, economizar é sempre palavra de ordem. Alguns podem imaginar que quando se trata de escritório, “tamanho é documento”, mas isso não é verdade. Há como organizar um escritório pequeno de maneira muito eficiente, utilizando dicas simples e gastando pouco.

Tudo vai depender da sua criatividade para racionalizar os espaços – e também do acesso a boas dicas na escolha dos materiais que vão compor o ambiente. Se você olha para um espaço pequeno e se sente um pouco perdido, sem saber ao certo o que fazer, recomendamos que leia as nossas dicas abaixo. Você verá que, com muita simplicidade, é possível montar um escritório aconchegante sem precisar comprometer as suas finanças.

1. Seja criativo: post-its são coringas na decoração

Os post-its são verdadeiros coringas para qualquer escritório. Além de serem essenciais na organização de tarefas, eles também podem ser empregados como elementos artísticos em um escritório. Algumas artes impressionantes em post-it são prova de que basta um pouco de criatividade para que eles se tornem até mesmo substitutos de quadros nas paredes.

Portanto, quando for repor seu estoque de post-its, tenha em mente que eles são muito mais do que simples papeis autocolantes para anotação de recados e lembretes. Eles podem ter tanto uma função estética quanto se transformar em um quadro de organização de tarefas com muita versatilidade e bom gosto.

2. Use e abuse das caixas organizadoras

A boa organização é o primeiro passo para que você consiga ser produtivo no seu trabalho. Não há nada pior do que deixar dezenas de objetos espalhados sobre a mesa. Isso faz com que você se sinta sufocado, sem saber ao certo qual é o próximo passo a ser dado. Por isso, adote a seguinte regra: se você não estiver usando, não precisa estar sobre a mesa.

Aqueles itens que saem da mesa devem ser guardados em seus devidos lugares e as caixas organizadoras podem ser o melhor caminho. Elas contribuem para deixar o seu ambiente com um aspecto mais profissional. Há muitas opções nas lojas de material de escritório, desde aquelas com um aspecto mais empresarial até as versões com um toque mais intimista e caseiro. Escolha aquela que melhor combina com o seu ambiente e dê um fim aos objetos espalhados.

3. Aproveite as paredes

Quando mesmo caixas organizadoras, armários e estantes não são suficientes para guardar as suas coisas, considere então a utilização de prateleiras. Dependendo da maneira como você as organiza, fica muito mais simples liberar espaço em sua mesa quando há meios de pendurar ou armazenar itens em suportes suspensos.

Você não precisa encher as paredes de prateleiras. Dá para colocá-las em um cantinho especial, com uma disposição criativa, ou mesmo próximo à sua mesa. Sabe aqueles pequenos itens como grampeador, tesouras, pranchetas e até mesmo livros de consulta? Todos eles podem muito bem ser acomodados nesses espaços.

4. Organizadores de mesa: solução antiga e eficiente

Voltamos à organização. Quando o espaço é pequeno, então ele precisa ser aproveitado da melhor forma possível. É por essa razão que um dos itens de escritório mais antigos nunca saiu de moda: os organizadores de mesa. Eles servem para que você armazene os papeis das tarefas que estão em execução e também os das tarefas posteriores.

Graças à sua estrutura, eles permitem que você naturalmente armazene os itens com uma ordem de prioridade, colocando por cima aqueles que realmente importam. O melhor de tudo: os organizadores de mesa são versáteis, custam pouco e resolvem de forma rápida as rotinas e os fluxos de trabalho que você precisa adotar na sua empresa. Complemente a arrumação com pastas.

5. Faça uma arrumação também nas gavetas

Muitas pessoas perdem espaço em seus escritórios pelo simples fato de não organizarem corretamente as suas gavetas. E não estamos falando apenas das gavetas da sua mesa. Optar por ter armários e gaveteiros no escritório é o melhor caminho para evitar que papeis e objetos desnecessários se acumulem onde não há necessidade.

Porém, não basta apenas tirar as coisas de onde elas estão visíveis e escondê-las em gavetas. É preciso arrumar com cuidado cada uma delas, de forma que fique mais fácil localizar os itens depois. Além disso, gavetas organizadas são sinônimo de mais espaço para armazenar as suas coisas. E o melhor de tudo: não custa nada, apenas alguns minutos da sua atenção.