Como lidar com mudanças no trabalho? A importância da resiliência na sua vida

Por natureza, todo ser humano busca sempre criar as suas próprias zonas de conforto. Essa é a forma mais óbvia de dispender menos energia para se manter bem ou para realizar tarefas mais básicas. No entanto, em alguns momentos você terá que pensar em como lidar com mudanças no trabalho e o resultado disso pode ser bastante angustiante.

Muitas vezes, não se trata de concordar ou discordar da novidade. Em muitos casos, o que o futuro apresenta parece mudar as coisas para melhor. Porém, muitas pessoas se veem condicionadas a seguir a ideia de que "em time que está ganhando não é preciso mexer". Essa máxima nem sempre é verdadeira.

Para entender como lidar como esses momentos de incerteza, o ideal é buscar meios de desenvolver a sua capacidade adaptativa. Uns se sentem melhor transitando entre um estado e outro enquanto outras pessoas sofrem cada vez que precisam cruzar uma barreira. É nessas horas que a resiliência entra em cena.

Resiliência: por que você precisa investir nisso

De acordo com o dicionário, há duas definições possíveis para resiliência. Na Física, o termo se aplica à propriedade que alguns corpos têm de retornar à forma original depois de terem sido submetidos a uma deformação. Já em sentido figurado, atribui-se a esse termo a capacidade de se recobrar facilmente e se adaptar às mudanças.

Em outras palavras, quanto mais resiliente for o seu pensamento, maiores são as chances de que você consiga se adaptar às mudanças. Essa é uma característica bastante desejada pelo mercado de trabalho — e cada vez mais presente no dia a dia das empresas.

Os profissionais que "tiram de letra" a adaptação a novas fases no trabalho costumam ter autoestima elevada, ser emocionalmente estáveis e são mais sociáveis. Além disso, veem as mudanças como oportunidades de transformação e crescimento e não como ameaças.

Transformando angústia em oportunidade

Pense em um copo com água pela metade: você acredita que ele está "meio cheio" ou "meio vazio"? Os profissionais resilientes tendem a responder que ele está "meio cheio" e, em razão disso, conseguem encarar o período de mudanças com maior otimismo. Vamos exemplificar essa situação para que tudo fique mais claro.

Suponha que você realiza uma determinada função com um software há dois anos. Com o passar dos meses, você dominou completamente o aplicativo, conhece as suas falhas e sabe como ser produtivo com ele. No entanto, um novo superior entra na empresa e decide mudar para outro software.

Em um primeiro momento, você tenta argumentar, mas ao olhar o comparativo entre eles fica nítido que a melhor opção é a nova alternativa. Contudo, adotar o novo programa significa reaprender os atalhos, sair da zona de conforto e estar disposto a conhecer como as coisas funcionam de outro jeito. O medo de perder o controle sobre a situação gera angústia e a angústia traz o medo e o sofrimento.

Dando uma chance àquilo que é novo

Para evitar que as mudanças no trabalho coloquem você em uma espiral de sofrimento, que muitas vezes culmina com a demissão ou com quadros de saúde debilitada, o melhor caminho é reaprender a como encarar as mudanças. Muitas delas são parte natural da vida e a maioria chega com o intuito de melhorar.

O primeiro passo é aceitar que haverá uma mudança e que você precisa se adaptar. Veja bem, aqui não se trata de “suportar” a mudança. É importante que, de fato, você se predisponha a aprender coisas novas. Caso contrário, você se verá, ainda que de forma inconsciente, tentando sabotar as tarefas para que elas pareçam mais difíceis sem as suas antigas ferramentas.

A sua energia deve estar direcionada para o resultado, pois na maioria das vezes é ele o que importa. Por isso, não se desespere com pequenos detalhes que vão servir apenas para levar embora a sua energia. Se o produto do seu trabalho é bom e é sustentável, é sinal que aqueles detalhes aos quais você estava apegado não eram tão relevantes assim.

Saiba dizer “não” e gerencie o seu tempo, definindo novas prioridades. Se você conseguir fazer cinco tarefas em cinco horas com a antiga ferramenta, considere que agora há uma nova curva de aprendizado até que você domine todos os recursos. Recue e faça quatro tarefas no mesmo tempo e use essa hora extra para aprendizado.

Por fim, a principal dica é para que você se mantenha atualizado. Se você voltasse hoje para a sua faculdade depois de uma década certamente perceberia que muita coisa mudou – e talvez até você se sentisse meio perdido no começo. O mundo está em constante mudança e aqueles que têm dificuldades em se adaptar a elas, infelizmente, acabam ficando em desvantagem no mercado de trabalho.