Como destacar o seu currículo: 5 dicas de layout e conteúdo

O início de ano é sempre um ótimo momento para buscar novas oportunidades de trabalho. Muitas empresas iniciam o ano com vagas abertas, visando colocar em prática um novo planejamento. Se você está procurando uma recolocação, pensar em como destacar o seu currículo é tão importante quanto encontrar a vaga certa.

O tempo dos recrutadores é cada vez mais escasso e, em contrapartida, aumenta o número de pessoas que concorrem à uma mesma vaga. É preciso ser objetivo e preparar um bom currículo para que você consiga se destacar em meio à multidão. Nesse artigo, selecionamos algumas dicas para você montar um currículo atrativo.

1. Dê destaque para suas habilidades e qualificações

Responda de forma objetiva a seguinte pergunta: no que você é bom? Vamos tomar como exemplo um profissional de Jornalismo. Provavelmente, para uma mesma vaga, os recrutadores receberão dezenas de currículos de profissionais formados em Jornalismo e com alguma pós-graduação no currículo. Não há diferencial nenhum aí.

Porém, dentro do Jornalismo é possível se especializar em Assessoria de Imprensa, Comunicação Empresarial, Redação, Rádio, Televisão, Produção... São muitas alternativas. Tenha em mente que você precisa destacar em qual competência você é melhor. Ser genérico no currículo não auxilia você a ser chamado para mais vagas, mas sim cortado daquelas em que haveria maior potencial. Seja objetivo e direto quanto às suas habilidades e qualificações.

2. Traduza resultados em números

É bem provável que a sua participação em projetos anteriores tenha colaborado para o desenvolvimento de uma empresa. Porém, será que isso pode ser mensurado e traduzido em números? Se você tiver a oportunidade de colocar as coisas nessa perspectiva, tenha certeza que isso será um diferencial e tanto.

Uma coisa é você dizer que “participou de um projeto x que visava reduzir os custos empresariais” e outra coisa é dizer que “sua participação no projeto x resultou na economia de R$ 200 mil mensais”. Note que o número é muito mais impactante, pois dá uma noção exata do que você foi capaz de fazer. Se os projetos nos quais você participou puderem ser mensurados dessa forma, não hesite em destacar os mais relevantes.

3. Aposte em uma formatação organizada

Algumas dicas visuais podem ajudar você a se destacar na hora da seleção de currículos. A primeira delas é: utilize uma fonte de fácil leitura. Fontes pequenas ou cursivas tornam mais complicada a vida dos recrutadores e podem fazer com que o seu currículo nem sequer seja lido como deveria.

Além disso, dê uma atenção especial à organização das informações. Divida o conteúdo em tópicos, cujas temas tenham relação entre si. Experiências profissionais, formação acadêmica, cursos extracurriculares e idiomas devem ter destaque especial. Lembre-se: não é preciso colocar absolutamente tudo que você já fez, dê preferência a aquilo que for relevante para a vaga em questão.

4. Objetivo profissional: não seja genérico

Quando você se candidata a uma vaga, o recrutador espera que você saiba exatamente qual é o seu objetivo. Sabemos que muitas pessoas procuram “qualquer emprego”, visando resolver um problema imediato, mas do ponto de vista das pessoas que selecionam candidatos, aqueles que estão mais decididos e sabem exatamente o que estão procurando levam vantagem na hora da escolha.

Por isso, evite ser genérico e estude a vaga em questão antes de preencher esse campo. Se a sua descrição do objetivo profissional tiver as mesmas características da vaga oferecida, as chances de que você seja chamado são maiores. Um exemplo: “trabalhar com Jornalismo e áreas correlatas” não é um bom objetivo profissional, mas “trabalhar como assessor de imprensa, estreitando o relacionamento entre clientes e veículos de comunicação” se torna algo muito mais adequado para uma vaga com essas características.

5. O mais importante: seja honesto

Você mentiria em um documento? Provavelmente a sua resposta é “não”, mas muitas pessoas se esquecem que, de certa maneira, um currículo é uma espécie de documento que conta a sua vida profissional. Não se trata de atribuir a si cursos e graduações que você não fez, mas de aumentar informações de forma a parecer que você é um profissional perfeito, coisa que nenhum de nós é.

Se a sua proficiência no inglês é de nível intermediário, não aumente dizendo que é fluente. Provavelmente você será testado quanto a isso e, se for o caso, não será aprovado, perdendo o seu tempo e o do recrutador. Seja honesto nas informações que você coloca no texto. Infelizmente, se a sua qualificação não atende aos requisitos da vaga, é sinal que naquele momento ela não é para você. Siga buscando novas oportunidades até encontrar uma que seja a ideal.