Black Friday 2019: 5 dicas para comprar bem e aproveitar as ofertas

No dia 29 de novembro acontecerá a Black Friday 2019. O evento, que nasceu nos Estados Unidos, chegou há menos de uma década no Brasil, mas hoje já pode ser considerado uma das principais datas do comércio brasileiro.

Na ocasião, milhares de lojas online devem preparar ofertas para atrair os consumidores – e na Contabilista não será diferente. Porém, você está preparado para aproveitar ao máximo as ofertas desse período? Nesse artigo, listamos seis dicas para comprar bem e aproveitar as ofertas.

1. Faça um planejamento

Ainda falta pouco mais de dois meses para a Black Friday. Esse tempo é mais do que suficiente para que você comece a planejar as compras que fará nesse dia. Faça uma lista com os itens de desejo e acompanhe os preços deles desde já. Isso o ajudará a definir um orçamento do que poderá ser comprado ou não.

Vale lembrar que nem todos os itens entram em promoção. Os lojistas são livres para escolher quais produtos serão comercializados com desconto. Sendo objetivo com relação às suas compras torna-se mais fácil encontrar ofertas nesse período.

2. Aposte somente em lojas confiáveis

A semana da Black Friday é um período em que muitos golpes virtuais costumam ser aplicados. Isso porque pessoas mal intencionadas se aproveitam do momento, oferecendo produtos de qualidade muito abaixo do preço de mercado, mas na prática o que querem é mesmo o acesso aos dados bancários dos consumidores.

Para evitar problemas como esses o mais recomendado é restringir as suas pesquisas apenas a lojas com boa reputação e que possuam os certificados de segurança mais indicados para compras online. É o caso da Contabilista, por exemplo, cuja atuação no mercado já tem mais de 30 anos. 

Em seu site ela conta com a certificação SSL – indicada por um pequeno cadeado logo ao lado da URL. Isso significa que todos os dados submetidos através de suas páginas são criptografados por algoritmos. Mesmo que pessoas externas tentem acessá-los, não conseguirão.

Cheque ainda em sites como Reclame Aqui ou no Procon da sua cidade a idoneidade da empresa com relação à resolução de problemas. As piores lojas são aquelas que nem sequer respondem os seus clientes.

3. Atenção à forma de pagamento

Um preço baixo chama a atenção, mas muitas vezes o valor do frete e a forma de pagamento acabam não compensando o investimento. Lojas com melhor estrutura conseguem oferecer condições mais interessantes em ocasiões como essas.

Na Contabilista, por exemplo, é possível efetuar pagamentos em até 10 vezes, o que certamente alivia bastante o orçamento de quem está fazendo uma compra. Compare um mesmo produto em vários sites confiáveis e escolha aquele que satisfaz as suas necessidades. Não se aperte financeiramente apenas para se adequar às condições da loja.

4. Centralize suas compras em um só lugar

Quando você consegue centralizar as suas compras em um só lugar, obtém uma série de vantagens na negociação. No caso da compra de uma quantidade maior de itens, o custo unitário pode ser reduzido de forma significativa. Além disso, há ainda a questão do frete.

Como todos os pedidos são realizados em uma única entrega, o valor do frete acaba sendo muito menor do que se você pedisse todos os itens individualmente a partir de várias lojas. Aproveite a oportunidade para incluir o máximo de itens possíveis antes de fechar o pedido.

5. Atenção aos prazos de entrega

Por conta do grande volume de pedidos nessa época do ano, compras realizadas durante a Black Friday podem ter um prazo maior de entrega. Por esse motivo, certifique-se de observar todos os detalhes referentes aos prazos antes de fechar a compra.

Se considerar que a data limite de entrega é muito distante, busque outras opções. Eventualmente os lojistas podem conseguir fazer a entrega antes, mas não há nenhuma garantia de que os produtos poderão chegar antes do prazo. Pedidos em quantidades maiores podem ser afetados por conta disso.

6. Fique atento às falsas ofertas

Infelizmente ainda há lojas que se aproveitam do momento para comercializar produtos com descontos irreais. Para isso, o que elas fazem é aumentar o preço normal nos dias anteriores e aplicar um desconto na Black Friday. É o famoso, “tudo pela metade do dobro”.

Para evitar cair em situações como essas, recorra a sites comparadores de preço. Portais como o Zoom ou o Buscapé monitoram os preços de produtos ao longo de todo o ano. Assim, torna-se mais fácil descobrir quais foram as variações e se aquela oferta que parece convidativa é, de fato, uma boa pedida.

.....

Para fazer boas compras em qualquer época do ano, é preciso ficar atento a três fatores: produtos de qualidade, preços competitivos e lojas online de boa reputação. A Contabilista atende a todos esses requisitos. Contando com mais de 8 mil produtos no seu catálogo, vale a pena esperar pelas ofertas que virão no final de novembro.