A origem do Dia da Secretária

Na próxima segunda-feira (30) é celebrado mais um Dia da Secretária. A data comemorativa é uma justa homenagem às profissionais que estão presentes em nosso dia a dia auxiliando na organização e no desempenho dos negócios.

Empresas de pequeno, médio ou grande porte, independentemente das suas áreas de atuação, contam com secretárias para resolver problemas do dia a dia, portanto nada mais justo do que lembrar a importância delas. Porém, você sabe por que comemoramos o Dia da Secretária em 30 de setembro?

Como surgiu o Dia da Secretária

O Dia da Secretária é uma homenagem a Lilian Scholes, filha de Christopher Sholes, um dos inventores da máquina de escrever. A história conta que ela foi a primeira mulher a datilografar em público, no ano de 1867, durante um período que ficou conhecido como Revolução Industrial.

O dia 30 de setembro era o dia do aniversário de Lilian e no centenário do seu nascimento as fabricantes de máquinas de escrever decidiram homenageá-la, criando um concurso para eleger a melhor datilógrafa. Os concursos se repetiram nos anos seguintes e a data acabou sendo adotada como um dia de homenagem às secretárias.

Alguns estados brasileiros formalizaram essa data tornando oficial o Dia da Secretária em 30 de setembro. No estado de São Paulo, por exemplo, a data se tornou oficial com a Lei n. 1.421, de 26 de outubro de 1977.

Presenteie a sua secretária nesse dia especial

Já virou uma tradição. Grande parte das empresas celebram o Dia da Secretária lembrando-as da sua importância na função e entregando um pequeno presente pela data especial. Na Contabilista você encontra dezenas de opções de presentes que podem ser adquiridos online. Selecionamos algumas boas dicas para essa data.

1. Agenda 2020

Uma boa secretária está sempre pensando à frente e tem na organização um dos seus principais diferenciais. Sendo assim, presenteá-las com uma agenda 2020 é uma ótima opção. Há dezenas de opções de modelos e você pode conferir a lista completa aqui.

2. Blocos de rascunho

Papel e caneta são ferramentas de trabalho que precisam estar sempre à mão de uma boa secretária. Portanto, que tal caprichar nas opções de blocos de rascunho? Há sempre uma alternativa com visual diferenciado capaz de agradar as suas colaboradoras.

3. Canetas

Que tal presentear a sua secretária com canetas estilizadas? Entra ano e sai ano e as canetas elegantes continuam sendo um ótimo presente em muitas ocasiões, e para o Dia da Secretária não é diferente. Confira as opções disponíveis na Contabilista.

4. Organizadores

Mesas sempre limpas e organizadas são marcas registradas das secretárias. Portanto, presenteá-las com organizadores de escritório só irá colaborar para tornar o trabalho delas ainda mais produtivo. Confira as opções desta categoria disponíveis na Contabilista.

5. Maleta ou mochila para notebook

Muitas secretárias estão sempre presentes em eventos e viagens acompanhando os executivos da empresa. E é claro que elas carregam consigo um notebook para deixar o trabalho em dia. As opções de maletas para notebook ou mochilas para notebook podem adicionar mais estilo e conforto no transporte do equipamento.

6. Tablet

Que tal um presente que elas possam utilizar tanto no trabalho quanto em casa nos momentos de lazer? Um tablet adiciona uma série de facilidades ao dia a dia. Eles podem substituir os PCs em algumas tarefas e servir ainda para assistir a filmes e séries em qualquer lugar.


.....

E aí, você já pensou na homenagem que fará às suas secretárias na próxima semana? Escolha um dos itens disponíveis na Contabilista para presenteá-las e tornar esse dia ainda mais especial. E mais importante: não se esqueça de agradecê-las pelo trabalho que realizam.