A função social do professor na formação do ser humano

No dia 15 de outubro comemoramos o Dia do Professor. Trata-se de uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento do ser humano e das nações como um todo e, por essa razão, essa é uma data que merece ser celebrada.

É difícil encontrar alguma pessoa que não tenha tido um professor que marcou sua infância ou juventude. Não é para menos. A função social do professor na formação do ser humano é algo que está atrelado aos valores que aprendemos, desenvolvemos e levamos para a vida.

Por que se comemora o Dia do Professor em 15 de outubro?

Para compreender a razão da escolha dessa data precisamos viajar no tempo, mais precisamente à época do Império no Brasil. Foi no dia 15 de outubro de 1827 que Dom Pedro I publicou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. A partir desta data, todas as cidades, vilas e lugarejos eram obrigadas a criar as suas primeiras escolas, visando alfabetizar a população.

As primeiras homenagens aos professores que se tem registro no Brasil datam do início da década de 30. Durante a II Semana da Educação, realizada na cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, foi instituído o “Dia da Escola”, em 14 de maio de 1930.

O Dia do Professor como conhecemos só viria a ser formalizado na década de 60. Coube ao presidente João Goulart, por meio do decreto 52.682/1963, tornar oficial uma data que já vinha sendo lembrada informalmente há muito tempo. Curiosamente, no resto do mundo o Dia do Professor é comemorado em 5 de outubro. 

Professor: uma profissão de vocação

Não é nenhum exagero afirmar que a profissão de professor é uma das que mais requerem vocação. A tarefa de ensinar outras pessoas, sejam elas adultas ou crianças, requer responsabilidade, muito estudo e dedicação e, infelizmente, esse esforço nem sempre é reconhecido.

dia do professor

A falta de reconhecimento dos professores em muitos lugares, inclusive com remunerações baixas, são fatores que contribuem para que esses profissionais enfrentem situações delicadas no dia a dia. Porém, apesar de todos os contratempos, eles permanecem como um dos pilares da educação brasileira.

A missão de difundir o conhecimento vai ao encontro do que se espera de uma nação: desenvolvimento e prosperidade. Portanto, para que todos possam buscar uma condição melhor, é fundamental que não só os professores, mas a educação como um todo, passe a ter um papel central na nossa vida.

Como homenagear um profissional tão importante?

Independentemente da sua profissão, certamente há um professor que passou pela sua vida e do qual você se lembra com saudade. Homenagear os professores vai muito além de dar a eles um abraço ou um presente nesta data especial. É imprescindível que todos nós valorizemos o seu trabalho.

Além dos familiares, para a criança o professor é uma das suas principais referências na fase de desenvolvimento. É esse profissional que está no dia a dia, transmitindo conhecimentos e valores e aperfeiçoando suas técnicas para que os alunos possam aprender sempre mais.

Muitas escolas preparam nessa ocasião homenagens para os seus mestres, com vídeos, festa e distribuição de presentes. Fazer com que os alunos interajam nesse momento, prestando homenagens ou realizando atividades que promovam a reflexão sobre a profissão também são ótimas maneiras de comemorar esse dia.

A Contabilista, em nome de todos os seus profissionais, parabeniza todos os professores por esse dia especial. Nas nossas mais de três décadas de atuação estivemos sempre presentes no fornecimento de material de escritório e material escolar, auxiliando esses profissionais a desempenharem a sua missão. 

Deixamos aqui o nosso muito obrigado e os parabéns a todos os professores.

***

O seu professor do coração merece o melhor presente, você o encontra na Contabilista!